Victor Fernandes   |   23/11/2022 11:28
Atualizada em 23/11/2022 11:43

Viagens internacionais já dominam faturamento de operadoras Braztoa

Braztoa divulgou seu boletim referente ao terceiro trimestre de 2022

Divulgação
51,5% dos operadores Braztoa registraram faturamento superior ao terceiro trimestre de 2021
51,5% dos operadores Braztoa registraram faturamento superior ao terceiro trimestre de 2021
Hoje (23), a Braztoa divulgou seu boletim referente ao terceiro trimestre de 2022. A pesquisa respondida por operadores associados a Braztoa indica que 51,5% obtiveram no período faturamento superior ao terceiro trimestre de 2021 e 36,4% já atingiram faturamento maior do que a média histórica. Fabiano Camargo, VP da Braztoa, ressaltou que estes números "podem significar os nichos que as operadoras estão trabalhando e não necessariamente o ritmo de retomada de cada um".

FATURAMENTO

3º trimestre de 2022 em comparação com 3º trimestre de 2021
  • Até 25%: 3,03%
  • Entre 26 a 50%: 12,12%
  • Entre 51 a 75%: 9,09%
  • Entre 76 a 100%: 24,24%
  • Entre 100 a 125%: 6,06%
  • Entre 126 a 150%: 15,15%
  • Entre 151 a 200%: 12,12%
  • Mais de 201%: 18,18%

3º trimestre de 2022 em comparação com a média histórica
  • Até 25%: 3,03%
  • Entre 26 a 50%: 21,21%
  • Entre 51 a 75%: 18,18%
  • Entre 76 a 100%: 21,21%
  • Entre 100 a 125%: 12,12%
  • Entre 126 a 150%: 6,06%
  • Entre 151 a 200%: 6,06%
  • Mais de 201%: 12,12%

NACIONAL X INTERNACIONAL

Faturamento
  • 43% das vendas para Viagens Nacionais
  • 57% das vendas para Viagens Internacionais

Embarque
  • 46% dos embarques para Destinos Nacionais
  • 54% dos embarques para Destinos Internacionais

Rayane Ruas, da Sprint Dados, logo apontou que existe uma série de fatores que levaram aos altos números do internacional e deu a palavra aos convidados. Fabiano Camargo afirmou que "o que nós vemos não é uma diminuição do nacional, foi uma retomada das vendas do internacional".

Já José Zuquim, da Ambiental Turismo, explicou que "o primeiro a retomar foi o doméstico, então a curva de crescimento começa a ter um equilíbrio. Faturamento do doméstico é em uma moeda que nao tem oscilação, mas o internacional mesmo com menos passageiros são em moedas internacionais com câmbio alto".

Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, também apontou "um processo inflacionário das passagens aéreas que impulsionou o faturamento. Mas teve sim um crescimento em relação a uma base fraca de compartação que foi 2021."

NOVAS VENDAS

  • 86,6% dos embarques nacionais correspondem a novas vendas
  • 82,1% dos embarques internacionais correspondem a novas vendas

Rayane Ruas apontou que os números indicam uma "finalização do processo de cartas de crédito da pandemia".

EXPECTATIVAS PARA 2023

Na pesquisa respondida entre outubro e novembro, os operadores Braztoa indicaram uma projeção de crescimento de 53,6% em 2023 com relação a 2022. Ainda assim, haverão desafios econômicos, sociais e no setor para as empresas. Confira abaixo os principais receios das operadoras.

Desafios econômicos e sociais
  • Instabilidade Política Brasileira: 69,7% apontaram como alta ou muito alta preocupação
  • Redução do poder de compra das famílias: 46,9% apontaram como alta ou muito alta preocupação
  • Concorrência com empresas digitais: 39,4% apontaram como alta ou muito alta preocupação

Desafios no setor para retomada do Turismo
  • Custos do aéreo: 93,8% apontaram como alta e muito alta preocupação
  • Retomada da malha aérea: 78,1% apontaram como alta e muito alta preocupação
  • Custos de hospedagem: 53,1% apontaram como alta e muito alta preocupação

TENDÊNCIAS PARA 2023

Rayane Ruas, da Sprint Dados, ainda apontou tendências do Turismo para 2023.

  • Fortalecimento das viagens internacionais
  • Viagens em família
  • Destinos exóticos
  • Clientes viajando mais vezes por ano
  • Busca por novos destinos brasileiros

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