Beatrice Teizen   |   14/03/2023 19:21
Atualizada em 14/03/2023 20:30

CVC Corp registra R$ 14 bilhões em vendas em 2022

Companhia divulgou na noite desta terça-feira (14) seus resultados do ano passado

PANROTAS / Emerson Souza
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp
A CVC Corp divulgou na noite desta terça-feira (14) seus resultados do ano de 2022. A companhia registrou R$ 14 bilhões (R$ 13,942 bilhões) em vendas – reservas confirmadas – e uma receita líquida de R$ 1,2 bilhão, número que representa um aumento de 48% em comparação com 2021.

As reservas confirmadas e as consumidas (R$ 14,4 bilhões) cresceram respectivamente 56% e 64% por retomada de vendas de todas as unidades. Em relação a 2019, último ano antes da pandemia, as confirmadas ainda estão R$ 3 bilhões abaixo, quando este valor foi de R$ 17, 1 bilhões.

Já a receita líquida avançou 48% em 2022, em função da forte retomada nas viagens à negócios, lazer e eventos. O prejuízo líquido no ano passado foi de R$ 433,4 milhões, uma queda de 10,9% em relação a 2021, quando a perda foi de R$ 486,6 milhões.

"Ao longo de 2022, as reservas e nosso resultado progrediram, demonstrando a recuperação do mercado e a capacidade de execução da companhia. O compromisso da CVC Corp é entregar a melhor experiência aos nossos clientes e resultados cada vez mais sólidos aos nossos acionistas. Melhoramos nossa eficiência operacional e passamos por um processo de transformação digital histórico na companhia", avaliou o CEO da CVC Corp, Leonel Andrade.

O EBITDA em 2022 foi de R$ 166,5 milhões – R$ 401,6 milhões superior ao registrado em 2021, de R$ -235 milhões. Em relação aos créditos de viagens oriundos das restrições impostas pela pandemia, a empresa reduziu o montante em 62% em relação ao saldo final de 2021 (de R$ 761 milhões para R$ 293 milhões).

Em relação ao quarto trimestre do ano passado, as reservas confirmadas na CVC Corp para destinos internacionais seguiu em alta e representaram 53% das reservas confirmadas no período (39% no 4T21).

B2B VS B2C

Em 2022, no Brasil, o B2B da CVC registrou um ritmo melhor, representando mais do que o B2C na companhia. As reservas confirmadas desta unidade de negócios chegaram a R$ 5,7 bilhões (um aumento de 55,6% em relação aos R$ 3,6 bilhões em 2021). Já o B2C vendeu R$ 4,5 bilhões, crescimento de 20,5% dos R$ 3,7 bilhões em de dois anos atrás.


ENDIVIDAMENTO

Na semana passada, a empresa apresentou os principais termos e condições para o reperfilamento de suas debêntures emitidas no mercado. Trata-se de um passo que reforça o compromisso com a reorganização e redução do endividamento.

Desde 2020, a CVC Corp vem diminuindo substancialmente sua dívida bruta, passando de R$ 1,8 bilhão em dezembro de 2019 (antes da pandemia) para R$ 896 milhões no quarto trimestre de 2022.

Pela proposta, haverá reperfilamento de modo a alongar o perfil da dívida em até três anos e meio e permitir a equalização da estrutura de capital da companhia.

O acordo está sujeito à aprovação da Assembleia Geral dos Debenturistas e, uma vez concluído este processo, o endividamento bruto da companhia será reduzido em função das amortizações que serão realizadas como parte deste reperfilamento, chegando ao menor patamar desde dezembro de 2017.

CONSULTORIA

No início do quatro trimestre do ano passado, a CVC Corp iniciou um processo de reavaliação de estruturas e racionalização de fornecedores, além de uma revisão de processos internos.

Este processo se estenderá ao longo de 2023 e terá auxílio de consultoria externa, focando principalmente na revisão de atividades operacionais.



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