Beatriz Contelli   |   26/07/2023 14:18
Atualizada em 26/07/2023 14:20

Operadoras destacam produtos e tendências para agentes de viagens; veja

Empresas apresentam principais destinos em alta e dão dicas sobre como vendê-los


Adobe Stock
Cidade do Cabo, África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul

Junho foi encerrado com a notícia da volta da South African Airways (SAA) ao Brasil, com quatro voos semanais para a Cidade do Cabo (em ligação inédita) e Joanesburgo, a partir de São Paulo, em outubro. A Latam também voará para Joanesburgo, a partir de setembro.

Com a repercussão positiva em todo o mercado, a novidade já reflete na prateleira de operadoras que veem a África do Sul como uma das principais tendências para o próximo ano. Seja para os viajantes mais exigentes ou aqueles que priorizam o câmbio favorável, a África do Sul – conhecida pela cultura, belezas naturais, cidades históricas e experiências repletas de significados – lidera um ranking que surpreende ao mesclar grandes destinos do Oriente com paraísos litorâneos.

Ainda que seja preferência entre os brasileiros, os Estados Unidos disputam prioridade com o Japão, a Índia e o Marrocos, países que se consolidaram como escolhas seguras para visitantes internacionais no pós-pandemia e já apresentam uma grande procura para 2024, estimulada, principalmente, pela Temporada das Cerejeiras, as novidades na hotelaria de luxo e os investimentos em infraestrutura.

E como toda decisão gera uma consequência, a exigência do visto físico para brasileiros entrarem no México está a ponto de completar 12 meses em um cenário com perdas de aproximadamente US$ 1 bilhão para o destino. Enquanto o país não nos isenta da obrigatoriedade do visto, como prometido em maio pelo ministro das Relações Exteriores, Punta Cana, na República Dominicana, segue sendo a predileta dos viajantes e não pretende deixar o ranking de tendências tão cedo. A ilha caribenha é seguida pelas praias, vilas, mansões e vinhedos da Costa Amalfitana, na Itália.

A Europa, aliás, é a campeã de vendas no momento, já que tem mais voos a partir do Brasil (em relação aos EUA, por exemplo), câmbio mais favorável e não exige visto (o que deve mudar no final do ano, com o começo da obrigatoriedade do visto eletrônico).

“Os clientes buscam, cada vez mais, experiências diferenciadas, que fogem do básico. A tendência é trazer o diferente, a surpresa, a inovação. Acreditamos que produtos que estejam atrelados a estas oportunidades tenham uma grande saída”, explica a gerente de Produtos da Azul Viagens, Giulliana Mesquita.

BAHIA PARA TODOS OS GOSTOS

Embora Trancoso seja visto como um destino queridinho entre os viajantes de luxo, influenciado pela alta hotelaria e gastronomia de primeira, essa vila dispõe de pousadas charmosas em meio à natureza por preços acessíveis. A fama de Trancoso também é estimulada pela predileção dos viajantes de irem à Bahia, que, ano a ano, permanece no ranking dos destinos mais vendidos. Entre os destaques para as próximas férias, os operadores ressaltam:

  • Porto Seguro - vem se reinventando para proporcionar experiências focadas em famílias e uma nova oferta hoteleira;
  • Arraial D’ajuda (entrada por Porto Seguro) - atende um público mais exigente em propriedades de luxo, assim como a proposta de ecoturismo;
  • Mata de São João (entrada por Salvador) - se destaca pelos resorts com propostas de econômicos a superluxo, casais, amigos ou família;
  • Ilhéus e Itacaré - chamam a atenção pela beleza das praias, destaque para os resorts pé na areia, que são o grande atrativo.
Adobe Stock
Trancoso, Bahia
Trancoso, Bahia

Além do Nordeste, o Sul está no radar do viajante brasileiro. Entre os destinos mais comentados, Foz do Iguaçu, no Paraná, vem ganhando notoriedade na prateleira das operadoras e até apostas para o Turismo internacional. O potencial da cidade é marcado pelas Cataratas do Iguaçu e pelos investimentos em atrações como rodas gigantes e parques temáticos. Seguido pelo destino das Cataratas, vemos Lençóis Maranhenses (MA), Gramado (RS) e Rio de Janeiro entre os palpites de tendência do trade.

QUANDO A ESPECIALIZAÇÃO É NECESSÁRIA

Apesar de alguns viajantes preferirem planejar o roteiro do seu próximo destino de forma independente, ainda há experiências que não são bem-sucedidas sem a consultoria de um profissional especializado. Outras, mesmo que fáceis de serem achadas na internet, ficam melhores e mais completas com a ajuda do agente de viagens.

Com características únicas, que incluem diferenças culturais, exigências específicas para entrada de visitantes internacionais e desafios logísticos, destinos da Ásia demandam conhecimento especializado na construção do itinerário ideal a cada perfil de viajante.

É importante ressaltar que mesmo os países asiáticos apresentam modos de vida completamente diferentes entre si. Quando falamos dessa região geográfica estamos fazendo referência a lugares como Tailândia, Emirados Árabes Unidos, China, Rússia, Filipinas, Maldivas e mais de 40 países. O mesmo vale para a África, que muitos ligam apenas aos safáris dos países do sul, mas se esquecem que Egito e Tunísia, por exemplo, também são destinos africanos.

“A adaptação cultural é primordial para auxiliar os viajantes aos costumes locais. Os profissionais, ainda que à distância, devem estar preparados para resolver possíveis imprevistos e garantir uma experiência segura e satisfatória ao cliente”, reforça o diretor geral da Mondiale by Ancoradouro, Edson Ruy.

O executivo ainda salienta os principais atributos de um destino ou produto que requer conhecimento especializado:

  • Pacotes de viagens personalizados com múltiplos destinos;
  • Roteiros de viagens de aventura e expedições em locais remotos;
  • Cruzeiros com opções de itinerários customizados e excursões específicas;
  • Viagens de luxo com demandas exclusivas e serviços sob medida;
  • Pacotes que incluem deslocamentos aéreos e marítimos e conexões complexas.


Adobe Stock
Mesquita de Haçane II, Marrocos
Mesquita de Haçane II, Marrocos

Até mesmo destinos mais conhecidos pelos brasileiros, como no caso da Itália, podem exigir uma consultoria prévia. “Experiências memoráveis em destinos tradicionais também precisam do auxílio de um especialista. Por exemplo, uma visita privativa à Capela Sistina, no Vaticano, não está disponível em um tarifário como um serviço regular”, complementa o diretor executivo da Primetour, Maurice Padovani. Outros produtos personalizados também requerem mão de obra especializada, abrangendo lua-de-mel, aniversários, bodas e demais viagens especiais.

ANTECEDÊNCIA É FUNDAMENTAL

Se as pesquisas do mercado indicavam que uma das tendências do Turismo pós-pandemia seria o aumento das reservas com antecedência, as operadoras aconselham que os viajantes permaneçam com essa mentalidade. Motivadas pela queda contínua da inflação e pelo cenário político mais estável, projeta-se que as viagens continuarão sendo uma das principais prioridades à medida em que as pessoas ficam mais confiantes em olhar para o futuro.

Com a demanda maior que a oferta, vemos destinos quase esgotados para o ano que vem. É o caso da Schultz com os principais países europeus. A operadora afirma que vem sugerindo aos clientes que planejem suas viagens a médio e longo prazos. "Já vamos iniciar a temporada europeia para o segundo semestre de 2024 porque muitas datas deste ano estão sem vagas. As reservas com antecedência, mais do que nunca, são uma realidade”, esclarece o diretor comercial, Rodrigo Rodrigues.

A Europa, como muitos destacam, de aéreas a operadoras, é o destino da vez, não apenas para brasileiros, mas para americanos e grandes viajantes de todo o mundo. Planejamento, portanto, é ouro quando falamos em uma viagem à Europa nos próximos meses.

SAZONALIDADE

Eventos naturais específicos, como a floração das cerejeiras no Japão, das lavandas em Provença e das tulipas na Holanda, também demandam planejamento com antecedência por atrair milhares de turistas de todo o mundo. E no Turismo de luxo não é diferente.

De março a julho deste ano, destinos como St. Tropez, na França, e Capri, na Itália, registraram lotação máxima em todos os hotéis premium. A boa notícia é que no cenário nacional a demanda também está aquecida, contribuindo para a movimentação do setor. Resorts all inclusive no Nordeste, férias de julho, Natal Luz de Gramado (RS), Réveillon no litoral, Carnaval e pacotes com shows inclusos estão entre as opções mais requisitadas no Turismo doméstico.

Esta matéria é parte integrante da Edição Especial de Operadoras da Revista PANROTAS:


Tópicos relacionados