Victor Fernandes   |   29/11/2023 10:43
Atualizada em 29/11/2023 19:32

TBO.com ressalta investimento no Brasil em sua expansão global

Gaurav Bhatnagar, co-fundador da empresa, está no Brasil para conhecer a equipe e parceiros comerciais


Divulgação
Gaurav Bhatnagar, co-fundador da TBO.com
Gaurav Bhatnagar, co-fundador da TBO.com

Pela primeira vez, Gaurav Bhatnagar, co-fundador da TBO.com, está no Brasil. A pandemia atrasou os planos do executivo, mas agora ele veio conhecer sua equipe no País e encontrar com seus principais parceiros comerciais. Bhatnagar também dedicou parte da sua agenda para conversar com o Portal PANROTAS e explicar os planos globais da empresa, assim como os do Brasil que, segundo Bhatnagar, é um mercado de grande interesse para a empresa.


"Estamos motivados para continuar investindo na América Latina, principalmente no Brasil, que é um dos nossos maiores escritórios fora da Índia. Estamos crescendo e queremos que saibam que estaremos aqui para sempre."

Gaurav Bhatnagar, co-fundador da TBO.com

Confira abaixo a entrevista completa com o executivo.

PORTAL PANROTAS - Como a TBO.com está performando em 2023? A empresa já atingiu ou superou os níveis de 2019?

GAURAV BHATNAGAR - 2023 está sendo um ótimo ano para a empresa, já que é o primeiro ano após a pandemia sem restrições de viagem. Crescemos três vezes o que éramos antes da pandemia, em 2019. Tudo isso investindo em nossa equipe, abrindo novos mercados e desenvolvendo relacionamento com fornecedores.

PANROTAS - Como a TBO.com está expandindo suas operações pelo mundo? Qual é a estratégia?

BHATNAGAR - Como uma plataforma de distribuição, a nossa expansão está muito focada com fornecedores, ampliando nossos contratos nos principais destinos e os conectando com os agentes de viagens. Para isso, estamos focando em países com potencial de crescimento no Turismo, como o próprio Brasil, Arábia Saudita e a Índia, que é um dos mercados turísticos com crescimento mais rápido.

No geral, também estamos focados em aquisições. Algumas das recentes foram DMCs focadas em Maldivas, um mercado de luxo em expansão, e África, que estão trazendo ótimos resultados. E agora estamos no processo de mais uma aquisição, que deve ser anunciada nas próximas semanas.

PANROTAS - E o Brasil? Como a TBO.com está no mercado brasileiro?

BHATNAGAR - Para nós, o Brasil é um mercado estratégico em que estamos tentando empoderar os agentes de viagens com tecnologia. Percebemos que, no Brasil, os agentes são requisitados e valorizados pelos passageiros, então isso torna o mercado muito importante para nós. Estamos fazendo investimentos contínuos aqui, com novo escritório e reforços nos times de finanças e vendas, e continuaremos investindo.

PANROTAS - Qual é a importância dos agentes de viagens para a TBO.com?

BHATNAGAR - Os agentes de viagens são primordiais para a nossa existência. A TBO.com existe para solucionar seus problemas e percebemos que estes profissionais evoluíram nos últimos anos. Estão cada vez mais fazendo roteiros e experiências complexas e atendendo dois tipos primordiais de viajantes. Primeiro, aqueles que estão saindo do país pela primeira vez, como muitos turistas asiáticos, que precisam de suporte para ter informações básicas, por exemplo sobre vistos e requisitos de viagens. E do outro lado do espectro, temos viajantes recorrentes da Europa, EUA e até do Brasil que estão fazendo planos de viagens complexos, para ter experiências únicas e memoráveis. Agentes de viagens são muito indicados para os dois grupos e queremos trazer tecnologia para eles poderem atender estes passageiros.

PANROTAS - E sobre tecnologia? Quais são as principais ferramentas e quais serão as próximas?

BHATNAGAR - No coração da nossa plataforma, está o sistema em si. Queremos permitir que a agência consiga fazer tudo, ter acesso a todos os produtos que precisa para atender seu passageiro, ao fazer apenas um login no TBO.com. Além disos, temos nossa Learning Academy que ensina agentes a venderem produtos que não tem tanta experiência. Então, se ele nunca vendeu cruzeiros, nós temos um conteúdo para ensiná-lo. Também temos uma nova solução white label para empresas relativamente maiores que querem fazer seu próprio branding e ter sua página.

Sobre novas tecnologias, estamos explorando possibilidade de como podemos incorporar Big Data e Inteligência Aritificial. Com a IA, temos que ser cuidadosos porque as informações não são 100% precisas, e nós queremos ter certeza de que estamos provendo informações totalmente verdadeiras e usar a tecnologia para forneceer ajuda ao agente de viagens no processo da venda.

PANROTAS - Sobre o processo de abertura de capital (IPO) da TBO.com, o que podemos esperar?

BHATNAGAR - Há algumas semanas, mandamos a solicitação para o Securities and Exchange Board of India (SEBI), órgão regulador econômico da Índia, e agora precisamos esperar alguns meses para voltarem com uma aprovação. Decidiremos então, dependendo da situação do mercado, em que momento abriremos capital. Mas como estamos em um caminho de crescimento grande, como uma empresa de capital aberto teremos acesso à uma injeção maior de capital, que será importante para aquisições e expansão global.

Tópicos relacionados