Da Redação   |   07/12/2023 13:20
Atualizada em 07/12/2023 13:22

Operadores revelam estratégias para trabalhar destinos do sul dos EUA

Festa anos 70 coroa dois dias de trabalho intenso, visitas a Memphis e famtours ocorridos pela região


Alexandre Campbell / PANROTAS
Vitor Santos, da Orinter, Charles Franken, da Diversa, Andrea Kubo, da Viagens Promo, Gustavo Nappo, da EHTL, Barbara Picolo, da ETS, Allan Colen, da Travel South USA, Gabriel Cordeiro, da BWT, e Ricardo Campos, da Trade Tours, na festa de encerramento do International Showcase TSUSA em Memphis
Vitor Santos, da Orinter, Charles Franken, da Diversa, Andrea Kubo, da Viagens Promo, Gustavo Nappo, da EHTL, Barbara Picolo, da ETS, Allan Colen, da Travel South USA, Gabriel Cordeiro, da BWT, e Ricardo Campos, da Trade Tours, na festa de encerramento do International Showcase TSUSA em Memphis

Aconteceu ontem (6), nos salões do Hotel Estação Central, no centro de Memphis, em Tennessee, a festa de encerramento do International Showcase organizado pela Travel South USA para divulgar os estados do sul dos Estados Unidos.

A festa veio coroar dois dias de trabalho intenso, visitas a Memphis e famtours ocorridos pela região dos estados do Alabama, Arkansas, Louisiana, Mississipi, Missouri e Tennessee. A alegria dos operadores de viagens de vários países do mundo era evidente e a empolgação tomou conta dos convidados, otimistas com as novas parcerias e também com o destino.

Memphis, a sede do encontro, conquistou o coração dos profissionais e certamente a cidade entrará, assim como tudo o que foi visto em outras cidades e estados da região, em seus futuros roteiros. Os operadores brasileiros voltarão com novas ideias e com a possibilidade concreta de fazer novos negócios nessa região ainda pouco explorada pelos nossos viajantes.

A receptividade do sul dos Estados Unidos chamou a atenção de Gabriel Cordeiro, da BWT. “Eu percebi que as pessoas desejam nos receber bem e assim o fazem. Durante o famtour, em Greenwood, no Mississipi, a responsável pelo Turismo da cidade tinha tanto prazer pelo seu trabalho que convidou nosso grupo para ir em sua casa depois da programação oficial. Achei isso fantático”, diz ele.

Cordeiro acredita que Nashville tem potencial para venda. “Nós na BWT temos uma rota da música que já estamos comercializando e vendendo, mas é em outra região. Pretendo criar um roteiro nessa região do sul que vivenciei agora, entre Nashville, Memphis e New Orleans. Acho que esse roteiro deve ser bem explorado e eu estou aqui exatamente para intensificar esse trabalho”, complementa.

Vitor Santos, da Orinter, diz que além da boa receptividade, ele teve uma verdadeira experiência norte-americana durante o percurso que visitou, sobretudo na cidade de Greenwood, onde presenciou uma parada de Natal com desfile de carros alegóricos, famílias locais na rua e queima de fogos. Ele também se encantou com Tupelo, a cidade natal de Elvis Presley, um lugar pequeno, mas que tem boa estrutura de hotéis.

“Um roteiro que imagino fazer é a descida margeando o delta do rio Mississipi, onde existem cidades que comtemplam grandes artistas do jazz e do blues. Jackson, a capital do Mississipi, também entraria nesse roteiro. Fiquei muito impressionado com a cidade, principalmente com o Museu dos Direitos Civis de lá, onde eles contam os acontecimentos de forma interativa e impactante”, afirma.

A ideia de Ricardo Campos, da Trade Tours, ao aceitar o convite para participar do encontro da Travel South USA, era fazer um complemento de viagem para os seus passageiros que vão para a Flórida. “A Trade Tours vende muito o destino Orlando e eu gostaria de sugerir uma extensão para Memphis, Nashville e New Orleans para que os meus passageiros conheçam um Estados Unidos diferente, dentro de uma outra realidade, ao som do blues e do jazz. Eu estou encantado com o que eu vi e tenho certeza que eles também ficarão”.

A Trade Tours tem uma plataforma somente para vendas de ingressos de atrações. “Eu também vim ao sul dos EUA buscar novas atrações para incluir e vender na nossa plataforma, independentemente dos pacotes. Ela pode ser encontrada dentro do nosso site e se chama: seus ingressos”.

Barbara Picolo, da ETS, ressaltou entre as coisas que viu a trilha dos museus dedicados aos Direitos Civis, outra que percorre o estado do Kentucky, e a rota das duas cidades do Elvis Presley, Tupelo, onde nasceu, e Memphis, onde morou e morreu.

“Em Tupelo existe um caminho de guitarras do Elvis Presley que se chama Elvis Guitar Trail. São maquetes de guitarras e murais com desenhos espalhados por toda a cidade, eu tenho certeza que o brasileiro vai gostar”, afirma ela.

“Ter conhecido essa parte do sul dos Estados Unidos com a sua música, gastronomia e cultura me surpreendeu muito. Eu senti que saí do universo que eu já conheço, vi coisas novas e tenho certeza que vou desenvolver esse produto na operadora", afirmou Andrea Kubo, da ViagensPromo.

Gustavo Nappo, da EHTL, reconhece que a possibilidade de conhecer de perto as atrações e o que cada cidade tem a oferecer favorece muito o seu trabalho. “Agora é voltar para casa, juntar todas essas informações e vivências, e entregar para as nossas agências de viagens esse ótimo produto”, afirma.

Alexandre Campbell / PANROTAS
Lisa Catron, representante do Turismo de Memphis, na festa de encerramento do International Showcase TSUSA em Memphis
Lisa Catron, representante do Turismo de Memphis, na festa de encerramento do International Showcase TSUSA em Memphis

O sul dos Estados Unidos vai de encontro com um dos maiores propósitos da Diversa, operadora de Charles Franken, que é descobrir e propor novos destinos, novos tipos de viagens, novas experiências. Ao conversasr com os fornecedores que trabalham nas empresas da região, sejam de hotéis, destinos, passeios, Franken encontrou vários nichos de possíveis trabalhos e com isso algumas oportunidades. “Eu levo para casa um novo mundo a ser trabalhado e que o brasileiro merece descobrir, tanto viajando em grupo como individualmente, de carro ou de forma privativa com serviços”.

“Acredito que a gente não deve só olhar para o lazer, mas também para o mundo dos negócios. A região tem importância agrícola, conta com grandes empresas e estruturas bem desenvolvidas ao redor, propícia para o Turismo de negócios. O Turismo corporativo já existe no mercado, mas eu penso em construir produtos que tenham a identidade do passageiro que busca conhecimento, novos negócios para explorar. Eu diria missões empresarias para intercâmbio de informação e tecnologia. Essa região tem, no setor primário, plantações de cana de açúcar, arroz, criação de peixes e boas práticas de sustentabilidade. Esse tipo de Turismo o cliente não vai encontrar na internet, ele vai precisar de uma agência para executar esse roteiro, e a agência terá o know how da Diversa para formatar esse produto”, garante Franken.

Allan Colen, da Travel South USA, acredita que o TSUSA International Showcase deste ano foi uma excelente oportunidade de conectar os melhores operadores de Turismo aos destinos e fornecedores norte-americanos. “Oferecemos o que temos de melhor, uma experiência real da hospitalidade, cultura, gastronomia e herança musical do sul dos Estados Unidos. Os famtours que aconteceram antes do nosso evento proporcionaram aos operadores experiências exclusivas e oportunidades diversas para uma imersão nas nossas cidades e atrações, além de uma recepção exclusiva em Memphis, com a presença do prefeito e tendo a Beale Street fechada para os operadores de todo o mundo participarem da nossa festa”.

"Esperamos que os profissionais possam utilizar sua experiência nesta viagem para criar produtos que melhor representem o sul dos EUA para seus clientes, pois acreditamos que esses nossos 'embaixadores' entenderam a forma inclusiva de receber e proporcionar momentos inesquecíveis aos nossos visitantes. O Showcase certamente abrirá caminhos para excelentes negócios”, conclui Colen.

As inscrições para o International Showcase do próximo ano, que acontecerá em Atlanta, na Geórgia, estarão abertas em maio de 2024. Allan Colen diz que as novas operadoras são sempre bem vindas a participarem e conhecerem os 12 estados que compõem a Travel South USA.

Confira fotos do encerramento em Memphis no álbum a seguir:


Alexandre Campbell, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Travel South USA

Tópicos relacionados