Marcos Martins   |   25/07/2019 14:34
Atualizada em 25/07/2019 14:47

Presidente do La Cita: Mais uma feira de Turismo?

Rick Still assina artigo com análise sobre o número de eventos da indústria de viagens e de que maneira cada um agrega ao mercado global


Emerson Souza
Rick Still assina artigo especial
Rick Still assina artigo especial
O La Cita de Las Americas, evento que acontecerá de 4 a 6 de setembro em Kissimmee, na Flórida, é tradicional na programação de encontros do Turismo, mas como se destacar na agenda? O presidente do La Cita, Rick Still, assina artigo sobre o número de eventos da indústria de viagens e como cada um agrega ao mercado.

“O maior desafio de escrever o artigo foi a natureza competitiva atual desse negócio. Me inspirei na visão e coragem de nossos amigos que recentemente deram vida ao Matcher, que ocorreu em Fortaleza”, explica o executivo, que nos últimos 40 anos trabalhou na criação e gerenciamento de mais de 300 eventos.

Leia abaixo o texto na íntegra:

Nas últimas quatro décadas o número de feiras ligadas à indústria de Viagens e Turismo, famtours, eventos, jantares e outras formas de promover um destino teve um boom. Em uma noite qualquer, é comum ter um jantar ou apresentação para participar. O barulho no mercado está ficando cada vez mais alto. Mas nosso bem mais precioso é nosso tempo e o que fazemos com ele tem se tornado cada vez mais importante em nossas vidas.

Recentemente fui perguntado sobre cinco eventos: IPW, Florida Huddle, Connect Travel, WTM Latin America e La Cita de las Americas, e como eles poderiam impactar os compradores brasileiros. Para ser justo, minha empresa organiza o La Cita, mas nossa filosofia e estrutura são resultado de inputs de muitos amigos que considero “sócios honorários”.

Em primeiro lugar, e mais importante, todas as feiras de Turismo têm valor para os participantes que levam o evento a sério. Mas é importante entender os diferentes perfis dos chamados trade shows (grandes, pequenos, de circulação livre ou com entrevistas agendadas etc) e se ter expectativas realistas.
Grandes trade shows como o IPW e a WTM dependem de números grandes para terem sucesso e, como regra geral, quanto maior o evento, pode ser mais difícil encontrar as pessoas certas na hora certa.

No IPW, o mundo vem aos Estados Unidos. Trata-se de um evento excepcionalmente bem organizado e que tem muitos anos de tradição. Mas, se você é do Brasil, primeiro tem de encontrar fornecedores americanos que entendam o potencial de seu negócio. Dos 12 milhões de viajantes latino-americanos que foram aos Estados Unidos, mais de 60% foram à Flórida. Como resultado dessa disparidade o restante dos EUA pode não considerar o Brasil como um grande player ou uma fonte para investimentos imediatos. A WTM Latin America é outro grande evento com números também grandes, mas seu escopo é ainda maior que o IPW, pois, na teoria, o mundo vai para comprar o mundo.

O Florida Huddle e o novo Connect Travel parecem estar competindo, uma vez que acontecem no começo do ano (janeiro e fevereiro) e ambos focam em compradores internacionais. Mas janeiro e fevereiro podem ser épocas difíceis para compradores latino-americanos deixarem seus escritórios. O mês de janeiro do Huddle foi escolhido mais de 40 anos atrás, quando os grandes operadores americanos no Nordeste do país pensaram que os canadenses e europeus fariam qualquer coisa para estarem na Flórida em janeiro.

O Connect tem um forte sistema de apoio na China e, como resultado, a maioria dos compradores nos dois anos de eventos veio de lá. O time do Connect tem trabalhado duro para adicionar compradores de outras partes do mundo, e eles organizam um ótimo evento. Um approach interessante é que eles usam um sistema de décadas que coloca os compradores em mesas visitadas pelos fornecedores a cada oito minutos. Esse foi o formato usado pela US National Tour Association quase 50 anos atrás, quando seu primeiro evento baseado no matching via computador foi realizado.

O principal approach que temos no La Cita é manter o evento relativamente pequeno e focado na qualidade de delegados nível sênior, e fazê-lo um evento pessoal. Nossa experiência nos diz que fazer negócios na América Latina envolve estabelecer uma relação pessoal de confiança que vai dar apoio à relação comercial durante tempos de dificuldade econômica. A informação, os delegados e a época do ano foram cuidadosamente estruturados especificamente para o comprador latino-americano.

O número de trade shows, missões comerciais e eventos promocionais (jantares, coquetéis etc) continuará a crescer... especialmente à medida que o mercado brasileiro recupera sua força. Os esforços para atrair a atenção do comprador vão se tornar mais competitivos. O barulho vai aumentar.

A mensagem do La Cita é simples e clara: fazer negócios, especialmente na América Latina, é algo pessoal. Você quer fazer negócios com parceiros que estão a seu lado nos bons tempos e nos que apresentam desafios. Você quer se cercar de amigos inteligentes e sensíveis que se tornem fontes de ideias e inspiração sobre as quais vocês constroem um futuro.

Em resumo, todos os eventos podem ser bons... se você tem um claro entendimento de suas metas como comprador, se você faz seu dever de casa antes do evento e, de todas as formas, se constrói relações com as pessoas que você encontra.

Rick Still
, presidente do La Cita
Contato: rick@lacitaamericas.com

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