Karina Cedeño   |   27/12/2022 16:22
Atualizada em 27/12/2022 16:59

Vendas no setor de Turismo registram alta de 26,1% no Natal

Faturamento total do varejo brasileiro cresce 10,5% no Natal de 2022


A Cielo analisou dados de venda do varejo físico e on-line entre os dias 19 e 25 de dezembro
A Cielo analisou dados de venda do varejo físico e on-line entre os dias 19 e 25 de dezembro
O setor de Turismo e Transporte registrou alta de 26,1% nas vendas efetuadas durante o Natal no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento pode ter sido influenciado pelas vendas de Black Friday e Copa do Mundo que aconteceram no mês anterior. Os dados são parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado ontem (26).

Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil, a Cielo analisou dados de venda do varejo físico e on-line entre os dias 19 e 25 de dezembro. O aumento total do varejo está em 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.

Em relação a 2021, o Natal teve número de vendas 18,4% maior no varejo on-line e alta de 10% no varejo físico brasileiro. O segmento com maior alta de vendas foi o de Turismo e Transporte (+26,1%), seguido por Cosméticos e Higiene Pessoal (+23%), Livrarias, Papelarias e Afins (+22%) e Óticas e Joalherias (+17%).

O varejo total, no fim de semana pré-Natal de 2022, apresentou crescimento de 3% na comparação com 2021, com alta de 3,6% no varejo físico e retração de -2,9% no varejo on-line, com destaque para o setor de Supermercados, que registrou crescimento de 11,9%, seguido pelo setor de Drogaria e Farmácias, com 11,1%.

“O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, avalia o superintendente de Dados e Inovação da Cielo, Vitor Levi.

Em 2021 as vendas do varejo no Natal cresceram 11,1% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o ICVA. O crescimento foi impulsionado pelo varejo on-line, que avançou 38,6%, enquanto nas lojas físicas houve crescimento de 8,8%, informou a Cielo.

O ICVA apura dados junto a 1,3 milhão de varejistas do país credenciados pela Cielo e distribuídos em 18 setores.

Tópicos relacionados