Karina Cedeño   |   08/12/2022 08:00

Viajantes buscam mais flexibilidade, diz estudo da Allianz Partners Brasil

Veja tendências reveladas pelo States of Mind Travel Report, publicado pelo Grupo Allianz Partners


Divulgação
A busca dos viajantes por mais flexibilidade está definindo a escolha dos destinos de viagem no pós-pandemia, de acordo com o States of Mind Travel Report, publicado pelo Grupo Allianz Partners. O estudo revela uma mudança na mentalidade dos consumidores, que se deparam com uma experiência de viagem cada vez mais complexa.

Além de avaliar as preocupações relacionadas à saúde, os viajantes enfrentam agora perturbações geopolíticas, elevada inflação e incertezas econômicas mais amplas. Isso leva a uma nova atitude em relação às viagens, em que a flexibilidade integrada e a proteção contra os “e se” tornam-se ainda mais importantes.

Os dados do Grupo Allianz Partners revelam um aumento substancial na intenção de compra de seguro viagem nos cinco principais mercados europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido), de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais e de 12% para 26% para viagens nacionais. Em concordância com a crescente procura, o Grupo Allianz Partners registou o seu maior nível de pedidos de reembolso pós-embarque em 2022.

O relatório destaca também as seguintes tendências:

  • O home office ganha dimensão: com o crescimento do trabalho remoto e híbrido, mais viajantes, de todas as idades, estão combinando negócios com lazer, aumentando assim as viagens do tipo “bleisure”, junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer). O relatório destaca também as adaptações exigidas pelo setor de Turismo para dar resposta a essa procura – como, por exemplo, a necessidade de regulamentação atualizada, resolução de questões de domicílio fiscal e a necessidade de mais investimentos em destinos populares;

  • Com modelos de trabalho híbridos, que provavelmente permanecerão no futuro, mais viajantes esperam trabalhar no estrangeiro ou em outra residência. A pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners verificou que 28% dos viajantes, entre os 18 e os 25 anos, esperam trabalhar no estrangeiro com mais frequência ou numa residência secundária ou familiar no futuro;

  • A flexibilidade é fundamental: 85% das famílias mais jovens planeja fazer reservas de viagens flexíveis para lidar com circunstâncias imprevistas. O ano de 2022 foi marcado pelo aumento de viagens familiares multigeracionais, gerando mudanças significativas no setor. Portanto, hotéis e resorts precisam responder a um espectro mais amplo de hóspedes e tornar-se muito mais adaptáveis a uma base de clientes diversificada;

  • 41% dos consumidores estão conscientes do impacto ambiental das viagens No entanto, a sustentabilidade continua a ser um fator com influência relativamente menor nos processos de tomada de decisões sobre viagens.

“O desejo de viajar novamente ficou evidente nas movimentadas salas de embarque e nos resorts lotados em 2022. Mas os efeitos da pandemia nas necessidades e nas expectativas dos viajantes vieram para ficar. O setor de seguros prestará serviços a um consumidor mais exigente e mais bem informado, que tem mais consciência do que é um bom serviço e do que pode correr mal. Portanto, há muito mais pressão para enfrentar no setor do Turismo. Soluções flexíveis e integradas para cobrir todos os cenários hipotéticos são agora essenciais para a oferta”., destaca o diretor de Marketing de Viagens do Grupo Allianz Partners, Joe Mason.

"A indústria das viagens demonstrou uma resiliência incrível nos últimos três anos. Embora os setores de hotelaria e das viagens tenham começado a criar flexibilidade e adaptabilidade nos seus modelos operacionais, isso agora precisa ser replicado em outras partes do ecossistema das viagens. Atrações, museus e eventos são apenas algumas das áreas que precisam começar a pensar em disponibilizar mais opções aos viajantes que procuram limitar o risco de decepção ou perda financeira, se enfrentarem perturbações. Se diferentes partes da indústria puderem trabalhar em conjunto para tornar toda a experiência de viagem positiva, melhor ela estará preparada para o futuro”, destaca o presidente da Comissão Europeia do Turismo, Luís Araújo.

O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners baseia-se na pesquisa do Customer Lab da Allianz Partners, no Allianz Partners Summer Vacation Confidence Index, em percepções internas de comportamento do consumidor e em dados de todo o ecossistema das viagens.

Confira aqui o estudo na íntegra.

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