Filip Calixto   |   01/03/2023 09:27
Atualizada em 01/03/2023 09:41

Preço e comodidade levam brasileiros a viajar mais de ônibus

Pesquisa da Kantar encomendada pela ClickBus aponta razões para viajantes escolherem os ônibus

Pesquisa da consultoria Kantar, feita considerando todo o mercado rodoviário do País, aponta que 45% das pessoas compram passagens de ônibus pelo menos uma vez por mês. As duas principais razões que os respondentes da pesquisa apontaram para viajar de ônibus são: melhor preço (50% das pessoas) e comodidade de poder viajar descansando, sem precisar dirigir (49%).

Annie Spratt | Divulgação Usnpleash
O levantamento foi feito a pedido da plataforma ClickBus e ouviu usuários que compraram passagem rodoviária nos últimos 12 meses
O levantamento foi feito a pedido da plataforma ClickBus e ouviu usuários que compraram passagem rodoviária nos últimos 12 meses
O levantamento foi feito a pedido da plataforma ClickBus e ouviu usuários que compraram passagem rodoviária nos últimos 12 meses. Foram, ao todo, 630 homens e mulheres entre 18 e 65 anos, das classes ABC em todo o Brasil.

"Estes dados refletem o investimento que todo o setor rodoviário tem feito em experiência do consumidor e tecnologia para proporcionar a melhor experiência em viagens possível", afirma o CEO da ClickBus, Phillip Klien.

O relatório mostrou ainda que a maior parte daqueles que compraram passagem de ônibus rodoviário nos últimos 12 meses possui carro. Em segundo lugar, vem a posse de moto, veículo que é mais comum entre os jovens, da região Norte e da Classe AB. Entre os meios de transporte usados para viajar, 90% costumam viajar de ônibus.

Em paralelo, muitos destacam a praticidade em não ter que dirigir em viagens longas, não ter que dirigir à noite (34%), nem se preocupar com imprevistos. Uma outra perspectiva nas razões para se viajar de ônibus é a do lazer: para muitas pessoas, a própria viagem de ônibus já é um passeio, além de trazer grande diferencial dos apps/sites é a possibilidade de o consumidor comparar preços dentro de uma mesma plataforma (30% dos respondentes).

SUSTENTABILIDADE
O fator sustentabilidade também foi apontado pelos pesquisados. Segundo informou o levantamento, o ônibus é um dos modais que tem a menor emissão de gás carbônico na atmosfera por passageiro/km rodado. Estima-se que, em média, um veículo pesado movido a diesel emite cerca de 770 gramas de CO² na atmosfera a cada quilômetro rodado. Ou seja, se um ônibus estiver transportando 42 passageiros, cada um deles será responsável por lançar cerca de 18 gramas de CO² por quilômetro rodado. Desta forma, em uma viagem entre São Paulo - Rio de Janeiro, uma pessoa emitirá cerca de 8 Kg de gases.

No mercado aéreo, no entanto, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estima que, em média, cada passageiro de avião emite 70 gramas de gás carbônico a cada quilômetro percorrido. Ou seja, numa viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro o passageiro irá lançar cerca de 26 Kg de CO² na atmosfera.

INVESTIMENTOS CLICKBUS
Responsável por encomendar a pesquisa, a ClickBus tem um cronograma de investimentos montado para o ano. Em 2023, estão previstos investimentos de mais de R$ 113 milhões por parte da empresa, sendo que boa parte desse valor vai para infraestrutura digital para melhorar ainda mais a experiência dos seus usuários.

Um dos principais focos é o de parcerias com viações rodoviárias. Uma das primeiras iniciativas foi a criação de uma linha de crédito oferecida pela ClickBus para que estas companhias possam usar da forma que precisarem ou quiserem, ampliando frotas, comodidades dentro dos ônibus, canais de atendimento, entre outros. "O viajante está cada vez mais exigente e está em busca do melhor serviço de ponta a ponta da sua jornada, seja no processo de planejamento e compra da sua passagem com a gente, dentro dos ônibus operados pelas viações e até mesmo nas rodoviárias. Por isso estamos trazendo para o mercado esse novo produto para estimular cada vez mais a evolução deste ecossistema”, ressalta Klien.

Tópicos relacionados