Victor Fernandes   |   12/04/2023 15:15
Atualizada em 12/04/2023 15:16

Brasil sobe posição no ranking de passaportes – de 48º para 47º

Países europeus, Estados Unidos e Canadá figuram no topo do ranking da Global Citizen Solutions

Entre os países do continente Americano, o Brasil fica atrás somente de EUA, Canadá e Chile
Entre os países do continente Americano, o Brasil fica atrás somente de EUA, Canadá e Chile
A Global Citizen Solutions divulgou sua lista dos passaportes mais poderosos do mundo em 2023, com os Estados Unidos perdendo o título de passaporte mais importante do mundo para a Alemanha. Mas, nas Américas, documento estadunidense permanece no topo, seguido por Canadá, Chile e Brasil. Inclusive, o Brasil subiu uma posição no ranking, indo de 48º para 47º.

Estados Unidos e Canadá, ambos em primeiro e segundo lugar nas Américas, tiveram um bom desempenho nos parâmetros que analisaram as oportunidades de investimento, qualidade de vida e mobilidade de viagens. Chile, Brasil e Argentina, as maiores economias da América do Sul, seguiram a lista com um bom desempenho nas pontuações de mobilidade e qualidade de vida.

A lista também inclui três países caribenhos entre os 10 melhores passaportes nas Américas. Bahamas, Antígua e Barbuda e, por fim, São Vicente e Granadinas tiveram um bom desempenho em oportunidades de investimento e mobilidade aprimorada.

A classificação da Global Citizen Solutions utiliza um sistema de pontuação quantitativa para avaliar as oportunidades de investimento de um país, mobilidade e qualidade de vida; além do número de países sem visto acessíveis por meio do passaporte de cada nação.

Confira abaixo os 10 principais passaportes do mundo, e na sequência, das Américas, classificados no Índice Global de Passaportes.

MUNDO

  1. Alemanha
  2. Estados Unidos
  3. Suécia
  4. Dinamarca
  5. Holanda
  6. Finlândia
  7. Reino Unido
  8. Canadá
  9. Noruega
  10. Suíça

AMÉRICAS

  1. Estados Unidos da América
  2. Canadá
  3. Chile
  4. Brasil
  5. Argentina
  6. Bahamas
  7. Uruguai
  8. Antígua e Barbuda
  9. Barbados
  10. São Vicente e Granadinas

Tópicos relacionados