Victor Fernandes   |   21/06/2023 13:15
Atualizada em 21/06/2023 15:20

Destinos nacionais e feriados são preferências de viajantes brasileiros

Travel Report 2023 do Kayak revelou tendências no planejamento de viagens entre os brasileiros


Divulgação
Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil
Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil

Nesta quarta-feira (21), o Kayak, metabuscador de viagens do grupo Booking, lançou seu Travel Report 2023 revelando tendências de reservas e planejamentos de viagens por meio de buscas feitas na plataforma entre 2019 e o primeiro trimestre de 2023. Com o relatório, o Kayak busca fornecer informações ao mercado e ajudar a indústria a entender melhor o viajante e estar atento às rápidas transformações do mercado.

Logo quando surgiu a pandemia, em 2020, toda a indústria teve uma queda muito forte em viagens. Aqui, no Kayak, a partir de abril de 2021, notamos uma retomada lenta do interesse por viagens. Agora, há uma grande procura por Turismo doméstico, e também notamos maiores janelas de antecedência na reserva de viagens. As curvas e os volumes de reservas já estão mais naturais, as janelas de busca já estão mais definidas. Isso é algo positivo para a indústria como um todoGustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil

Vedovato defende que a maior força do Kayak como metabuscador de voos, hospedagens e aluguel de carros é contar com bilhões de buscas de viagens nas plataformas. Os dados analisados revelam como os nossos usuários planejam as suas viagens, quais são as datas mais importantes do ano, e muito mais. “O Travel Report é algo que fazemos para trazer informação ao usuário. Quanto mais informação, melhor o usuário consegue planejar sua viagem, inclusive economizando. Além disso, acreditamos conseguir ajudar a indústria como um todo a entender o comportamento do viajante”, afirmou.

O executivo explicou a importância do Travel Report, assim como das ferramentas Kayak, para os agentes de viagens. “As agências de viagens podem usar o Kayak de várias formas: comparador de tarifas aéreas, carros e hotéis. Agências conseguem usar essa tecnologia para entender o que os seus clientes estão buscando na internet. Além disso, temos diversas ferramentas de tecnologia, integração com a Siri, Apple Watch, aplicativo que permite saber portão de embarque no aeroporto, e mais. Outra ferramenta interessante é o Trips, que reúne reservas de hotéis e restaurantes, por exemplo, em um único local para facilitar o planejamento”, completou Vedovato.

Confira abaixo os principais insights fornecidos pelo Travel Report 2023 do Kayak.

Feriados ditam reservas

Divulgação

Dados do Kayak mostram que os brasileiros parecem gostar de aproveitar as pequenas pausas no ano para viajar em feriados nacionais. Justamente por conta dessa tendência, a distribuição dos períodos buscados se reflete em picos durante o calendário do viajante brasileiro, concentrando-se especialmente no segundo semestre, quando temos mais feriados - com destaque para Natal e Ano Novo, é claro.

Busca por voos é prioridade

Divulgação

Os brasileiros buscam seus voos quase duas vezes mais cedo em relação a hotéis e carros. Isso ocorre tanto para viagens internacionais, com média de 12 semanas de antecedência, quanto para viagens nacionais, com oito semanas. Ao planejar viagens para o Exterior, o brasileiro leva quatro semanas a mais pesquisando voos e carros e três semanas a mais buscando hospedagens em comparação com viagens dentro do país.

Planejando com antecedência

Divulgação

Através dos resultados da pesquisa, é possível notar que, para viagens mais longas como as férias de julho e as férias de final de ano, o planejamento parece começar com cerca de 11 meses de antecedência.Já para o Carnaval, os brasileiros até começaram a planejar a folia com oito meses de antecedência em 2022 e para este ano, em 2023, os preparativos começaram com 10 meses de antecedência. No entanto, é possível notar que a grande maioria dos viajantes busca mais perto da data, a partir do dia 1º de janeiro. É como diz o ditado: ano novo, viagem nova. Se compararmos com as férias de julho e as férias de final de ano, observamos que, para estas datas, as buscas aumentam de forma mais gradual.

Distância é fator importante

Voos vs. Hospedagens

Divulgação

Para os brasileiros, voos domésticos e internacionais, ou o tempo de estada no destino de viagem, têm uma duração maior do que reservas de hospedagens. Isso pode acontecer porque, ao viajar para o exterior, as pessoas tendem a reservar hotéis em diferentes cidades. Nas viagens dentro do Brasil, a chance das pessoas terem amigos ou familiares na cidade de destino aumenta, reduzindo o tempo de permanência em hotéis.

Voos vs. Carros

A diferença é ainda maior entre a duração das viagens internacionais e o número de dias que os brasileiros alugam um carro. A hipótese é de que as pessoas escolham se deslocar com transporte público quando estão fora do Brasil, e por isso, a quantidade de dias que ficam com o carro alugado é menor do que o tempo total da viagem. Já para as viagens nacionais, a duração dos períodos buscados para aluguel de carro e para voos coincidem, indicando que os viajantes ficam com o carro durante o tempo todo da viagem.

Hotéis lideram hospedagens

Divulgação

Conveniência, credibilidade ou fidelidade à marca? O que as pesquisas indicam é que entre os diversos tipos de hospedagem, os hotéis ganham por uma grande diferença, tanto em destinos nacionais quanto internacionais. A seguir, vêm os aluguéis de temporada e pousadas com maior percentual de buscas no mercado interno do que no exterior. Interessante notar que os resorts ganham um percentual maior da fatia (7%) nas viagens internacionais.

Nem luxo, nem lixo

Divulgação

Os brasileiros aparentam demonstrar mais interesse por acomodações intermediárias. A maioria dos viajantes (80%) procura por hotéis de 3 estrelas ou menos, sendo os hotéis de 3 estrelas, de longe, o mais escolhido nas buscas (53,9%). Pessoas que gostam de aproveitar - ou, pelo menos, pesquisar - todo o conforto e as possibilidades de um hotel 5 estrelas são apenas 3,4% do total.

Preferência de carros depende da viagem

Divulgação

Ao contrário do que acontece com os hotéis, notamos que as buscas dos brasileiros variam muito entre viagens nacionais e internacionais na hora de alugar um carro. Em um destino doméstico, a maioria parece se contentar com a opção mais barata, optando por carros médios e pequenos. No entanto, quando se trata de viagens para o Exterior, parece que estão mais preocupados em escolher o carro que melhor se adapta ao seu destino, com os diferentes tipos de carros distribuídos de maneira mais equilibrada.

Doméstico mantém força

Divulgação

Os brasileiros têm o seu destino bem claro. Ao realizar suas buscas, os destinos dentro do Brasil são o grande destaque. Dos dez destinos mais procurados, nove são nacionais, e seis deles são praias. Isso não quer dizer que cidades internacionais não estão no seu radar. A capital portuguesa é o destino fora do Brasil mais buscado pelos brasileiros e o mês de maior interesse é setembro, possivelmente por ser o último mês do verão europeu.

"Talvez o maior destaque do Travel Report é o Turismo doméstico com forte volume de intenção, com nove destinos domésticos entre os 10 mais buscados, sendo que seis deles são destinos de praia, e somente um destino é internacional: Lisboa. Esse dado é importante porque o doméstico mantém sua força, mesmo após o fim das restrições da pandemia de covid-19".Gustavo Vedovato

São Paulo e Rio de Janeiro lideram as buscas quando o assunto é viagens domésticas. No entanto, o mês mais popular em cada uma dessas cidades é diferente, inclusive, são os únicos diferentes do restante da lista. Os nossos palpites para que essa tendência tenha se apresentado nos dados são o Pré-Carnaval ou início do ano corporativo em São Paulo e Rock in Rio na capital fluminense.

O Top 10 de destinos se completa com diversas cidades litorâneas, além de dezembro despontar como o mês mais buscado para viagens domésticas no Brasil. O planejamento das viagens está totalmente relacionado com as férias de verão, sendo dezembro e janeiro os meses com maior procura em 9 dos 10 principais destinos nacionais e praias sendo 7 das 10 cidades mais buscadas.

Além disso, enquanto São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília tiveram um pequeno aumento de buscas de 2021 para 2022, as outras cidades, em sua maioria no Nordeste, tiveram uma queda nas buscas em relação ao ano anterior.

Quando reservar mais barato?

No Brasil, o comportamento dos preços para viagens domésticas é muito semelhante em três das principais datas que analisamos (Carnaval 2022, Carnaval 2023 e Férias de Julho 2022). Tudo indica que o momento ideal para reservar passagens aéreas para estas datas está entre 15 e 30 dias de antecedência, momento em que os dados mostram os preços mais baixos no período analisado.

Já um evento que se mostra diferente dos demais foi o das férias de final de ano: os preços para voos domésticos para o final de 2022 não estavam tão atrativos quando analisamos o período com mais de 120 dias de antecedência. De acordo com nossos dados, o momento ideal para reservar nesta época do ano parece ser com pelo menos 60 dias antes, por apresentar uma maior estabilidade nos preços.

Para todas as datas analisadas, observa-se que os preços com menos de 15 dias de antecedência sobem, indicando que faz sentido ter um mínimo de duas semanas de planejamento para viagens dentro do país.

Hospedagens

E a variação de preços em hospedagens dentro do País? Ao comparar os preços médios de 2022 com os de 2023, verificamos que a variação foi muito parecida para todas as categorias, exceto para a de hotéis de duas estrelas, que teve o maior aumento: 24% de um ano para o outro.

Além disso, percebemos que em 2023, o preço médio de hotéis com 1 e 2 estrelas foi o mesmo, indicando que o viajante poderia ter mais conforto ao se acomodar em hotéis de 2 estrelas, desembolsando em média o mesmo valor de hotéis com 1 estrela. Em contrapartida, houve uma grande diferença de preços entre hotéis 4 e 5 estrelas. De acordo com o Kayak, conveniência, variedade de serviços, conforto e benefícios podem fazer uma diferença significativa no valor das diárias.

Quando reservar viagens internacionais?

Para as viagens ao Exterior planejadas para o final de ano de 2022, a Kayak verificou em seus dados que os preços dos voos parecem ser mais acessíveis com cerca de dois meses de antecedência.

Já para as férias de julho, os dados analisados mostram que a antecedência pode influenciar consideravelmente no valor do preço das passagens. Para esta época do ano, com 100 dias de antecedência ou mais, parece ser possível encontrar melhores preços para viajar ao exterior. Vale lembrar que nesta época do ano temos o período de férias de verão do hemisfério norte, o que acaba atraindo turistas de diferentes países, o que pode deixar a malha aérea mais concorrida.

Ao analisar os feriados de Carnaval, verifica-se que os preços parecem mais estáveis, porém começam a subir ao se aproximar da data de viagem, com cerca de 15 dias de antecedência. Além disso, os preços de 2022 estavam mais acessíveis quando comparados com os de 2023.

“Há muitas variáveis que podem influenciar a composição dos preços das passagens, como por exemplo: o preço do combustível de aviação, oferta e demanda, reconfiguração das malhas aéreas, variação cambial, antecedência de compra, alta ou baixa temporada, entre outros. Por isso que sempre relembramos os nossos viajantes de usarem as ferramentas gratuitas do Kayak, como o Alerta de Preços e o Explore”, concluiu Vedovato.

Lisboa predomina nas buscas internacionais

Divulgação

Nas buscas pelos destinos internacionais, Portugal parece estar na rota dos brasileiros, sendo o país mais procurado - e com uma boa vantagem (quase o dobro de buscas em 2022) sobre o segundo colocado, Buenos Aires.

Os dados das viagens internacionais apresentam diferentes tendências ao comparar com o gráfico dos destinos domésticos: as buscas por voos que tenham destino internacional aumentaram muito em comparação ao ano anterior, sem que nenhum destino tenha diminuído a demanda. Roma, por exemplo, parece ter caído nas graças dos viajantes brasileiros, com 250% de aumento na demanda ano após ano.

Outro detalhe interessante: diferente das buscas nacionais, esse ranking mostra que a procura pelas férias no Exterior se dá em diferentes meses, com Londres, Madri e Porto sendo o foco para curtir o verão europeu e Lisboa, Roma e Paris são os representantes dos destinos da baixa temporada na Europa. Apesar disso, o gráfico aponta para uma similaridade: quase todos os destinos são cidades. Miami é a única praia que aparece no Top 10.

Americanos no Brasil

Divulgação

Ao avaliar as buscas por voos feitas com destino para o Brasil pelos viajantes estrangeiros, os americanos levam o prêmio de mais fanáticos, de longe. Suas buscas por voos são o dobro do que as do segundo colocado, Portugal. São Paulo parece ser a cidade preferida na escolha de chegada no Brasil por americanos, portugueses, alemães, britânicos, espanhóis, italianos e suíços.

Já o Rio de Janeiro aparece como destino mais procurado por franceses, argentinos e chilenos, com um expressivo aumento nos números de buscas comparado ao ano anterior. Dezembro figura como o mês mais procurado entre 9 dos 10 países, mostrando que os turistas buscam o calor do Brasil mesmo.

É importante mencionar que São Paulo é um grande hub de voos no Brasil e, por isso, pode aparecer no gráfico como destino favorito, mas os viajantes podem acabar se dirigindo para outras cidades posteriormente - como você pode conferir no próximo gráfico das cidades preferidas na busca por hospedagens.

Rio de Janeiro é a favorita dos estrangeiros

Rio de Janeiro, conhecida também como “cidade maravilhosa”, é a cidade mais procurada na hora de buscar por hospedagens no Brasil, especialmente em dezembro. Os americanos estão muito à frente em números totais, com uma demanda quatro vezes maior do que a segunda colocada Argentina. Mas os argentinos não ficam pra trás no quesito interesse: as buscas feitas pelos hermanos tiveram um salto percentual entre 2021 e 2022 - foram quase 200% de aumento. Interessante notar que alemães e franceses acabaram procurando por hospedagens em épocas carnavalescas.


Tópicos relacionados