Artur Luiz Andrade   |   27/09/2023 06:50
Atualizada em 27/09/2023 06:51

Dia Mundial do Turismo: América Latina recupera vendas de viagens; veja

Estudo da Phocuswright mostra força dos canais off-line e crescimento da venda direta na região


A indústria de Viagens e Turismo da América Latina vai ultrapassar até o final do ano os números de 2019, muito graças à força de seu Turismo doméstico (México e Brasil à frente), chegando a US$ 62,1 bilhões em movimentação – cerca de R$ 310 bilhões. Um crescimento de 29% sobre 2022, que já havia crescido 37% sobre o ainda combalido ano de 2021. O ponto mais baixo foi atingido, obviamente, em 2020, com US$ 23,4 bilhões, queda de 59% sobre os US$ 57,4 bilhões de 2019.

Os dados exclusivos são do estudo Latin America Travel Market Report 2022, preparado pela Phocuswright, e já disponível no site da empresa de pesquisa e análises de mercado.

"Apesar das turbulências políticas, econômicas e sociais que afetam a região como um todo, o Turismo está fortalecido e superará plenamente níveis pré-pandêmicos antes do originalmente previsto, sendo que o Turismo doméstico foi o grande protagonista desta retomada."

Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie, representante da Phocuswright no Brasil

A empresa projeta um crescimento ainda de dois dígitos nos próximos anos, com 16% para 2024, chegando a US$ 71,8 bilhões; 14% em 2025, atingindo US$ 81,7 bilhões, e 12% em 2026, com US$ 91,8 bilhões.

Gute Garbelotto
Carolina Sass de Haro, da Mapie/Phocuswright
Carolina Sass de Haro, da Mapie/Phocuswright

México à frente

Considerando os dados de 2022, o México continua sendo o maior mercado de viagens da América Latina, com US$ 24,6 bilhões. O país já superou os índices pré-covid com esses números do ano passado. No caso do mercado mexicano, essa retomada foi guiada pelo internacional, que cresceu 28% em 2022 – vale lembrar que o México teve uma política de fronteiras abertas durante a pandemia de covid-19.

O México tem 51% das vendas da região em Turismo em 2022, e o Brasil 33%, ficando a Colômbia com 9% e o Chile com 7%. Contando somente as vendas on-line, o México continua com 51% e o Brasil sobe um pouco, com 34%.

On-line cresce rapidamente, mas off-line ainda domina

As vendas on-line na América Latina (majoritariamente vendas diretas de lazer ou sem gerenciamento) cresceram 22% em 2022 e devem chegar a US$ 30,1 bilhões em 2023. As vendas off-line ainda são maioria, com projeção de US$ 32,1 bilhões este ano. A virada do on-line, segundo projeção da Phocuswright se daria em 2025, com US$ 41,2 bilhões do on-line e US$ 40,5 bilhões do off-line.

No ano passado, 53% das vendas vieram do off-line, 25% das OTAs e 22% da venda direta de fornecedores. Para 2026 o off-line chegará a 49% e os dois outros canais terão 26% da receita do Turismo na região cada um. Ou seja, apesar do bom crescimento das OTAs, os fornecedores terão ganhos e crescimentos maiores pelo investimento na venda direta. Um desses investimentos dos fornecedores é em venda mobile, que gerava US$ 0,6 bilhão em 2019 e chegará a US$ 6,3 bilhões em 2026.

Hotelaria reina

  • O maior segmento da região em vendas para a indústria de Turismo é a Hotelaria, com 48% do resultado de 2022 (US$ 23,1 bilhões). A previsão é que mantenha a liderança até 2026, com 47% de share, já que o receptivo e o doméstico devem continuar crescendo na América Latina.
  • O setor aéreo veio na sequência com 39% de share de vendas em 2022, com os líderes da região, como Latam Airlines, Avianca e Aeromexico (as três emergindo com sucesso do Chapter 11) reportando resultados sólidos financeiros. Juntos, Hotelaria e Aviação somam 86% das vendas da região.
  • Os segmentos de aluguel de veículos e operadoras terão bom crescimento nos próximos quatro anos, mas a soma desses dois mercados resulta em um share de apenas 14%, projetado para 2026.
  • Os dados desse ano do aéreo mostram US$ 10,5 bilhões em vendas off-line, US$ 7,3 bilhões em venda direta e US$ 6,6 bilhões via OTAs. A venda indireta representa, portanto, US$ 17,8 bilhões, de um total de US$ 24,4 bilhões.
  • Na hotelaria, de um total projetado de US$ 29,4 bilhões para este ano, US$ 14,9 bilhões vêm da venda off-line, US$ 8,5 bilhões das OTAs, e US$ 6 bilhões da venda direta, que deve crescer até US$ 9,7 bilhões em 2026, no maior índice entre os canais.
  • A maior rede hoteleira da região é a Accor, e as empresas locais que mais se destacam são a mexicana Grupo Posadas e a brasileira Atlantica Hotels.
  • O segmento de operadoras de viagens é o que mais tem share na venda off-line: US$ 4,8 bilhões de um total de US$ 5,3 bilhões projetado para este ano. A venda direta é de apenas US$ 400 milhões e via OTAs de US$ 100 milhões. No entanto, as operadoras somente devem atingir números de 2019 em 2026.
  • A maior operadora da região é a brasileira CVC Corp, com atuação também na Argentina. Já a OTA líder é a Despegar/Decolar, baseada em Buenos Aires. As OTAs, segundo o estudo, continuam se beneficiando da fragmentação na distribuição hoteleira na região, e devem ultrapassar os números de 2029 este ano, com US$ 15,7 bilhões em vendas. O segmento irá perder share para a venda direta de fornecedores segundo previsão da Phocuswright.

Brasil se recupera em 2023

Somente este ano, ao contrário do México, o Brasil ultrapassará a receita em Viagens e Turismo de 2019, chegando a US$ 19,9 bilhões. A penetração on-line no País deve subir de 49% em 2022 para 53% em 2026, quando o País chega a US$ 27,9 bilhões em vendas no setor.

No Brasil, dos US$ 19,9 bilhões projetados para 2023, US$ 10 bilhões vêm dos canais off-line, US$ 5,6 bilhões das OTAS e US$ 4,4 bilhões da venda direta. Para 2026 a projeção é de US$ 13,2 bilhões para o off-line, US$ 7,8 bilhões para as OTAs e US$ 6,8 bilhões para a venda direta dos fornecedores.

O aéreo representa, nos dados de 2022, 49% do total de vendas, seguido do segmento hoteleiro (29%), locadoras (12%) e operadoras (9%).

SAIBA MAIS em https://www.phocuswright.com/ e sobre a Phocuswright Conference, que reúne as lideranças mundiais em Tecnologia e Turismo, de 13 a 16 de novembro, em Fort Lauderdale, Flórida: https://www.phocuswrightconference.com/. O tema do evento este ano será You, Me and the Machine (Você, Eu e a Máquina).



Tópicos relacionados