Victor Fernandes   |   26/09/2023 17:21
Atualizada em 29/09/2023 15:53

Veja 10 tendências do Turismo por Artur Andrade, da PANROTAS

Editor-chefe da editora mostra possibilidades do setor em palestra que será replicada na Abav Expo


PANROTAS / Marluce Balbino
Artur Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS, no Campus HotelDO
Artur Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS, no Campus HotelDO

Durante o evento Campus HotelDO, realizado nesta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro, o CCO e editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade, compartilhou dez tendências do Turismo com os 150 agentes de viagens reunidos no Prodigy Santos Dumont. Promovendo uma jornada pelos últimos 30 anos do Turismo para poder compreender os ciclos da indústria e, logo, o futuro, Andrade estreou palestra que será replicada durante a Abav Expo 2023, na sexta-feira (29), às 15h.

"Turismo é um ciclo que se repete e se supera. É preciso conhecer o passado para entender o futuro"

Artur Andrade, Chief Communications Officer e editor-chefe da PANROTAS

Andrade iniciou a palestra comparando a diferença entre a indústria, e a própria PANROTAS, de 1990 para 2023. "Em 1990, o Guia PANROTAS era o Google para o agente de viagens, assim como era obrigatório reservar uma viagem em uma agência de viagens. Não existia internet ainda. Em 2023, agências de viagens precisam convencer o seu cliente a investirem seu dinheiro nelas", explicou.

À seguir, o jornalista analisou tudo o que aconteceu na indústria e no mundo para chegarmos onde estamos atualmente, incluindo o desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias, incluindo o advento da inteligência artificial, e as inúmeras crises – bolha da internet nos anos 1990, recessão do começo dos anos 2000, 11 de setembro, grande recessão de 2008 e pandemia, entre outras.

Na questão crises, o editor chefe da PANROTAS também questionou quais foram as principais mudanças após a pandemia de covid-19, citando que tendências como redução das viagens, fim do trabalho presencial e maior flexibilidade para trabalhar, viajar ou estudar não se concretizaram por completo. Muito mudou, mas está havendo um boom de viagens, o trabalho híbrido parece estar sendo a opção preferida por empresas e a flexibilidade não é tão grande assim, já que o trabalho presencial voltou até certo nível.

10 Tendências do Turismo

1. Conteúdo

Variedade de produtos, cases, experiências, relatos, fotos e reportagens é importante. "A diversidade de passageiros de vocês exige uma diversidade de conteúdo por parte de vocês, agentes de viagens", afirma Andrade.

2. Storytelling

Forma + Conteúdo + Encantamento + Valor. "Uma viagem não é só o transacional, mas é a história que você vai contar, o serviço, a assistência. O produto o on-line pode entregar".

3. Tecnologia

Automatização, distribuição, comunicação e saber sobre o que pode fazer com a tecnologia é essencial para o Turismo. Sobre a inteligência artificial, Artur Andrade explicou que ela será um diferencial: "Não estamos competindo com a IA, mas com quem usa IA. Seja ousado, responsável e disposto a aprender".

4. Nichos e especialização

Duas grandes apostas de Andrade para nichos e especialização são luxo e esportes, mas viagens voltadas para natureza, mundo pop e bem-estar também estão em alta.

Artur também compartilhou resultados da pesquisa da TRVL Lab com os nichos mais buscados do Turismo. Confira abaixo.

  1. Turismo de sol e praia;
  2. Cruzeiros;
  3. Turismo histórico e cultural;
  4. Parques aquáticos e temáticos;
  5. Turismo gastronômico;
  6. Ecoturismo;
  7. Turismo religioso;
  8. Turismo de bem-estar;
  9. Turismo de esportes e aventura;
  10. Retiros.

5. Transformação do agente de viagens

Para Artur Andrade, a transformação e prosperidade do agente de viagens passa necessariamente pela união. Alguns exemplos dessa união são:

  • Político-associativa: Abav;
  • Estratégica: Unav, Integração Trade, GEA, Travel Leaders;
  • Financeira: fusão, joint venture, aquisições;
  • De conteúdo: franquias, ICs, afiliados;
  • Fidelização: de programas específicos a condições e benefícios, relacionamento e conhecimento da marca.

6. Viagens mais complicadas

Após a pandemia, viajantes estão mais exigentes e buscando cada vez viagens mais complicadas. Para o editor-chefe da PANROTAS, este movimento é positivo para agentes de viagens, já que "ancillaries representam mais escolhas e mais produtos para vender ao viajante".

7. Personalização

De acordo com Andrade, é preciso que o agente de viagens invista na sua diferenciação e personalização dentro do mercado, sempre utilizando a tecnologia ao seu favor para produção de conteúdo e atendimento.

8. Mundo multi

Em um mundo cada vez mais multifacetado, Artur destacou a importância de conhecer a multicanalidade, cliente múltiplo, viagens com múltiplos propósitos e colaboradores multi tarefas. "Mas não da para fazer tudo, é preciso selecionar", pondera.

9. Gente demais ou de menos?

Questionando a mão de obra atual da indústria do Turismo, o CCO da PANROTAS afirmou que há "muita gente nova no Turismo, é preciso ter paciência, e é preciso instruir seu passageiro sobre isso. O Turismo peca em reter talentos e um grande desafio é o gerenciamento de pessoas".

10. ESG

Em seu último tópico, Artur Andrade foi categórico: "Não é mimimi. Somos diversos". Para o jornalista, a sustentabilidade – do planeta e do negócio –, assim como a diversidade é importantíssima para o futuro do Turismo, e das empresas da indústria.

PANROTAS / Marluce Balbino
Campus HotelDO reuniu 150 agentes no Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro
Campus HotelDO reuniu 150 agentes no Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro

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