Antonio R. Rocha   |   11/10/2019 11:53

Agências de receptivo aprovam roteiro da 2ª Guerra no RN

O Sebrae RN deu o primeiro passo para a implantação no Estado de um roteiro histórico-cultural baseado na Segunda Guerra Mundial, o Natal & Parnamirim Field


Canindé Soares
Zeca Melo, diretor do Sebrae-RN, assina convênio que viabiliza o projeto.
Zeca Melo, diretor do Sebrae-RN, assina convênio que viabiliza o projeto.
O Sebrae RN deu o primeiro passo para a implantação no Estado de um roteiro histórico-cultural baseado na Segunda Guerra Mundial. O projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra foi lançado em badalada noite temática em Natal, que resgatou o ambiente da época ao som de orquestras big bands, espetáculo teatral Bye Bye Natal, que será apresentado aos turistas, e uma exposição de peças e artigos temáticos da guerra.

Os empresários do setor de receptivo que atuam em Natal aprovaram a nova atração. "Vamos torcer para o roteiro se consolidar. Da nossa parte, vamos apresentar com muito esmero aos operadores e agentes, assim como incluir, tão logo esteja pronto, em nosso portfólio de passeios", comenta o diretor da Luck Viagens Natal, George Costa. Decca Bolonha, diretora da Potiguar Turismo, também considera o roteiro um bom produto, porém pede agilidade na formatação.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, que também preside a Fecomércio-RN, destaca o potencial histórico da iniciativa. “O projeto busca a integração e reforça laços sobre o que aprendemos com essa convivência e troca de costumes, que influenciou e ainda influencia nossa cultura, nossos hábitos, nossa história. Nossa intenção é criar um roteiro que irá apresentar (ou reapresentar) ao mundo o ponto de conexão que fomos para a vitória do mundo sobre o nazifascismo. Teremos como contar até mesmo partes da fascinante história da aviação mundial, registrando ações em Natal de companhias alemãs, italianas e francesas”.

O projeto mapeou uma rota de equipamentos e prédios históricos relacionados a esse episódio da história do Rio Grande do Norte e do mundo entre a base aérea de Parnamirim, que foi estruturada à época pelos Estados Unidos, e a histórica Rampa, que está sendo transformada em museu. O roteiro envolve também a maternidade Januário Cicco, a Base Naval de Natal e o Grande Hotel. É um programa a mais na temporada dos turistas.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, prestigiou a solenidade e demonstrou apoio ao novo roteiro. “Governo do Estado se associa ao Sebrae e demais parceiros envolvidos, como as prefeituras de Natal e Parnamirim, para que a gente possa tornar esse projeto exitoso. Confesso que ficava me perguntando, com tanta riqueza do ponto de vista histórico e cultural que Natal, Parnamirim e o Rio Grande do Norte possuem, por que não conseguimos ainda fazer o casamento entre turismo e cultura? E eis que está aqui (o projeto) uma proposta concreta e com um diferencial extraordinário: nenhum lugar do Brasil tem esse fato histórico para explorar”.

Tópicos relacionados