Leonardo Ramos   |   21/05/2018 11:08

Google defende sinergia entre app e sites para smartphones

Embora aplicativos sejam importantes, Google ressalta a necessidade de oferecer boa estrutura e velocidade em seus sites para smartphones

Dreamstime
Empresa não pode se basear apenas em site ou apenas em aplicativos, mas focar em ambos
Empresa não pode se basear apenas em site ou apenas em aplicativos, mas focar em ambos
As empresas não devem se preocupar na escolha de focar em um aplicativo ou em um site voltado para mobile na hora de investir em uma plataforma para os smartphones: elas devem trabalhar com ambos e alcançar uma sinergia entre os dois.

Esse é o argumento-base de um artigo divulgado pelo Google neste mês. Segundo a gigante de tecnologia, os consumidores "não têm uma forte afinidade com um formato em relação ao outro"; apontou, porém, dados que podem ser negativos para aqueles que se voltam apenas aos apps, e ignoram a necessidade de também adaptar seu site para celulares.

De acordo com o artigo, embora os aplicativos sejam considerados mais fáceis de usar pela maioria dos consumidores, 87% das pessoas dizem que podem ser leais a uma marca sem ter seu aplicativo em seu telefone, enquanto 53% delas afirmam não ter o app de sua marca favorita instalada em seu smartphone. Dos que não contam com o aplicativo, 42% nunca consideraram o download, enquanto 25% nem sabiam que tal app existia - ou seja, fidelizar o cliente não significa que ele buscará o acesso por meio do app, e seu site para celular deve estar preparado para atendê-lo.

"Mas não tente ganhar um lugar nos telefones das pessoas forçando-os a fazer o download do seu aplicativo", adverte o artigo. O alerta neste ponto fica para as redes hoteleiras: segundo um estudo de 2017 da Idea Works, a "indústria hoteleira parece muito ansiosa para incentivar os downloads com ofertas de pontos de bônus vinculadas a programas frequentes de hóspedes" - no ano passado Hilton Honors, IHG Rewards Club, Marriott Rewards, Starwood SPG e Wyndham Rewards ofereceram bônus de pontos caso os clientes baixassem seus apps.

Segundo pesquisa do Google, porém, os downloads forçados de apps para ter acesso a serviços ou bônus específicos podem ser percebidos pelos clientes como um truque para atraí-los, e 63% das pessoas afirmam que quando uma marca os obriga a baixar um aplicativo, eles o excluem logo em seguida.

SITES PRECISAM SER RÁPIDOS
Já os sites para celulares são vistos pelo Google como uma maneira de aprofundar o relacionamento da empresa com o consumidor pela sua capacidade de atender à necessidade do cliente, permitir que ele se envolva e faça compras em sua plataforma sem precisar recorrer a um aplicativo.

O alerta fica para o bom funcionamento dele: um site para celular que seja lento ou difícil de navegar não apenas faz os consumidores migrarem rapidamente para outro site, mas afeta a percepção da marca pelos seus clientes.

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