Maria Izabel Reigada   |   11/07/2014 04:08

Star Alliance é opção da Air India frente à concorrência

Nova Délhi – Em um mercado altamente competitivo, a indiana Air India oficializa hoje sua entrada na Star Alliance, tornando-se a primeira aérea indiana a integrar uma aliança global. Principal companhia do país na oferta de destinos, sendo 50 deles

Nova Délhi – Em um mercado altamente competitivo, a indiana Air India oficializa hoje sua entrada na Star Alliance, tornando-se a primeira aérea do país a integrar uma aliança global. Principal companhia da Índia em oferta de destinos, sendo 50 deles domésticos e mais de 30 internacionais, a empresa estatal perde em market-share para a IndiGo, companhia low cost, low fare do país, criada em 2006. Para fazer frente à concorrência também com a Jet Airways, que tem participação da Etihad, e com as demais empresas aéreas indianas, também com participação de companhias aéreas estrangeiras, a Air India aposta na expansão de sua malha por meio do ingresso na maior aliança global, que passa a reunir 27 empresas.

Na noite de ontem, o presidente da Air India, Rohit Nandan, recebeu a imprensa internacional convidada para acompanhar a cerimônia de oficialização, que ocorre nesta manhã, e falou sobre os benefícios da parceria. “Acreditamos muito nas possibilidades que ofereceremos aos nossos passageiros com nosso ingresso na Star Alliance, mas também na contribuição que podemos fazer à aliança”, disse. “A Air India tem hoje uma das frotas mais jovens entre as empresas aéreas. Já recebemos 15 dos 27 Boeing 787 Dreamliner que encomendamos, o que nos tem permitido ampliar sensivelmente nossa oferta”, disse, lembrando do início dos voos para Roma e Milão, no mês passado, e para Moscou, que começará no próximo dia 18.

A oficialização que será realizada logo mais encerra processo iniciado em dezembro de 2007, quando a companhia aérea foi convidada pela aliança. “Houve mudanças de estratégias desde então, uma vez que a Air India e a Indian Airlines participaram de uma fusão, formando a nova Air India, o que nos fez paralisar as negociações para entrada na Star Alliance, retomadas somente no ano passado”, explicou o presidente da Air India, para justificar o longo tempo entre o convite e a adesão.

O mercado de aviação civil indiano é considerado o quinto maior mercado doméstico do mundo e, segundo o projeto Vision 2020, do Ministério de Aviação Civil, a projeção é de que em 2020 existam 280 milhões de passageiros-ano. “O potencial de crescimento é enorme, se você pensar que nem 10% da população do país utiliza o avião como meio de transporte”, lembrou o presidente da Air India.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Star Alliance, com proteção GTA, cobrindo o evento com exclusividade para o mercado brasileiro

Tópicos relacionados