Raphael Silva   |   25/05/2015 09:30

Novato relata experiência trabalhando em home office

Até poucos meses atrás, Davi Assis era recepcionista bilíngue em uma empresa indiana em São Paulo, porém já pensava há tempos na possibilidade de ter seu próprio negócio. Foi aí que ele conheceu a proposta da Tour Lines. A companhia que disponibiliza franquias home office de agências de turismo...

No segundo perfil da série que aborda o home-office no turismo brasileiro, o Portal PANROTAS vai contar a experiência vivida por Davi Assis, fundador da Tour Club, que abriu uma franquia da Tour Lines e, insatisfeito, lançou sua própria marca para operar como home-office. Para conferir o que os especialistas dizem sobre esse modelo de trabalho que vem se espalhando por diversos nichos do turismo, acesse a edição digital 1.166 do Jornal PANROTAS e leia o especial PANROTAS Gente.

Até poucos meses, Davi Assis era recepcionista bilíngue em uma empresa indiana em São Paulo, porém já pensava há tempos na possibilidade de ter seu próprio negócio. Foi aí que conheceu a proposta da Tour Lines. A companhia que disponibiliza franquias home office de agências de turismo fez com que Davi repensasse a ideia de ser seu próprio chefe. “Nunca havia cogitado trabalhar com turismo, mas o projeto da Tour Lines me agradou de tal forma que acabei seduzido a fazer daquela minha aposta de negócio”, disse Davi. Pouco tempo após o inicio das operações como franqueado, o então agente home office se mostrava descontente com a falta de opções de produtos e o fraco suporte recebido da Tour Lines, e então resolveu tomar uma atitude. “O fraco desempenho de mercado da franquia me levou a entrar em contato com a matriz e tentar um acordo para o cancelamento da franquia. Nenhuma delas me agradou, e foi aí que resolvi criar minha própria agência de viagens, mantendo os produtos Tour Lines em catálogo, mas também adicionando diversas opções de outras operadoras”, concluiu.

DESAFIOS
O trabalho home office chega para Davi como uma novidade, uma vez que o agente nunca havia trabalhado no modelo. “É muito interessante a ideia de operar tendo a si próprio como chefe, porém é preciso ter cuidados e muito comprometimento”, ressaltou o dono da Tour Club. A adaptação de horários foi um dos desafios encontrados por ele no início. ”Houve caso de eu estar fechando contrato com um cliente às 11 horas da noite”, confessou Davi, que ainda disse ser necessário separar o ambiente profissional do pessoal, mesmo que o escritório seja situado em uma mesa dentro de sua casa, aumentando assim a produtividade e qualidade de vida do profissional. “Aos que pensam no home office como uma forma de acordar quando bem quiser e curtir o tempo em casa, estão bem enganados. Sempre separo ao menos uma hora diária para sair de casa, tomar um café em algum lugar e passear com meu cachorro, mas quando preciso, passo horas e horas sentado em frente ao computador e trabalhando duro, sem nem lembrar que estou dentro do meu apartamento” relatou Davi.

BENEFÍCIOS
Por mais intenso que pareça ser o home office, os benefícios são tão presentes quanto os desafios enfrentados pelos profissionais. “Por mais que eu me dedique ao trabalho em casa, posso dizer que houve uma melhora de 100% na minha qualidade de vida”, afirmou Davi Assis. “Antigamente eu sempre levantava na segunda-feira já pensando no stress que seria pegar o trânsito clássico de São Paulo e explicar meu atraso ao superior. Hoje levanto tranquilamente e já penso nos métodos que vou desenvolver para atingir meus objetivos no fim daquela semana”, relatou.

FUTURO
Apontado pela maioria como tendência, o modelo pode não ser o “trabalho dos sonhos” para algumas pessoas. A falta da interação com outros profissionais e da pressão de se ter um superior sempre cobrando resultados faz falta a alguns, e acaba sendo traduzido em uma liberdade excessiva e na baixa produtividade. “Como sempre trabalhei dentro de um escritório, senti falta da pressão de um chefe. Porém, com técnicas para me adaptar a esse modelo, acabei fazendo disso uma arma a meu favor, e usando como incentivo para aumentar meu rendimento profissional”, concluiu Davi, que declarou o modelo como definitivo em sua vida. “O home office mudou minha mentalidade, e agora não me vejo mais trabalhando em um modelo tradicional”, concluiu Davi Assis, que pode ser contatado pelo davi@tourclub.com.br.

Tópicos relacionados