Movida

Roberta Queiroz   |   27/07/2016 13:36

Agentes desbravam trilhas incas no Peru; veja fotos

Agentes desbravam trilhas incas no Peru; veja fotos

Cerca de 14 quilômetros, seis horas de caminhada, 4,5 mil metros de altitude e uma paisagem de tirar o fôlego. Este foi o desafio encarado por cinco agentes de viagens convidados pelo Mountain Lodges of Peru e pela Sul Hotels para realizar o circuito Lares Adventure.

Guilherme Costa, da Team Travel, com Roberta Franco, da PHD Travel, Anelise Santos, da Travel Workers, Clara Davies, da Sul Hotels, Fernanda Chehin, da Auroraeco, e Carlos Alberto, da Xtravel

Os aventureiros saíram do Huacahuasi Lodge no início da manhã e seguiram uma trilha inca com destino à aldeia de Patacancha, nos arredores da cidade de Ollantaytambo. Neste vilarejo, a maioria das pessoas se comunica em Quechua, o idioma original da civilização andina.

O MLP classifica a caminhada como moderada a difícil. Isso, porém, não significa que a atividade é restrita aos acostumados com trekking. Anelise Santos, da Travel Workers, fez a trilha e nos trajetos íngremes contou com a ajuda de um cavalo para seguir em frente. A agente não só aprovou a trilha como mostrou que para realizá-la basta ter vontade de se exercitar.

Roberta Franco, da PHD Travel, também comentou a experiência. “O que mais me chamou atenção foi o fato do lugar ser totalmente inatingível de carro”, relatou. “Para mim, esta foi a atividade que nos conectou perfeitamente à cultura local. Tinham muitas casas durante o circuito, todas feitas de pedra e palha no meio do nada. Incrível perceber a subsistência tão de perto”.

Gorro, luva, casaco, mochila, água, protetor solar e bastões de trilha são imprescindíveis para esta opção repleta de trechos instáveis. Para Guilherme Costa, da Team Travel, o trajeto transmitiu uma sensação de conquista. “Na primeira trilha que fiz no Lares Adveture [que levou cerca de três horas], eu tive tanta dificuldade que não consegui encontrar o prazer. Eu tinha vontade de desistir a cada minuto”, lembrou. “Desta vez foi diferente. Soube respeitar o meu corpo e identificar o prazer ao caminhar nas alturas”, acrescentou.

Carlos Alverto Coltro, da Xtravel, é adepto ao Turismo de aventura desde a juventude. Segundo o profissional, as pessoas se cansaram do Turismo convencional e desejam algo mais real do que somente conhecer os pontos turísticos de um lugar. “O circuito Lares se encaixa nesta tendência. Por ser versátil, o produto tem um potencial promissor para famílias que gostam de praticar esportes”.

Roberta fez questão de destacar a idade como fator determinante na hora de optar por uma caminhada deste nível. “Não podemos esquecer que a trilha é difícil. Eu não indicaria para famílias com filhos menores de dez anos, por exemplo”, disse. “Passamos por uma família americana, por exemplo, e as duas filhas pequenas estavam cansadas e passando mal”.

LEVE, MAS CHARMOSA
Roberta Queiroz
Marcia Lucas, da Inspiration, Alessandra Pacito, da Escape Tur, Renata Levorin, da Ana Terra, e Andres Adasme do MLP. Ao fundo, também está Germán Sarmiento, chefe de Marketing do MLP

A outra parte do grupo escolheu uma trilha plana. Com duração de três horas, a caminhada percorreu o Valle de Calca e terminou no vilarejo de Totora. A paisagem, com direito a animais, rios, cachoeiras e cânions, encantou todas as agentes. Alessandra Pacito, da Escape Tur, ficou tão envolvida com a natureza que sentiu vontade de repetir a trilha. Vale destacar que a trilha acaba de ser aprovada para entrar no roteiro oficial do Lares Adventure.

Roberta Queiroz
Alpacas, muito utilizadas pela indústria têxtil do Peru, por entre as montanhas do Valle de Calca

Ao fim da caminhada, duas agentes, entre elas, Marcia Lucas, da Inspiration Travel, percorreu o rio Urubamba, no Valle Sagrado, por cerca de duas horas. “A trilha inca que fizemos é excelente para quem não quer se esforçar muito durante a caminhada. Porém, o trajeto de bicicleta requer um pouco mais de experiência, pois passa por trechos com muitas pedras”, contou. Para esta atividade, o MLP disponibiliza acessórios como luvas e capacetes.

Confira outras fotos dos agentes no álbum abaixo.

O Portal Panrotas viaja a convite do Mountain Lodges of Peru e da Sul Hotels, com proteção GTA

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias