Renato Machado   |   11/01/2017 12:01

EUA fecharam 2016 com menos agentes de viagens

O departamento de estatísticas de trabalho dos Estados Unidos (US Bureau of Labor Statistics, BLS) divulgou na última quarta-feira números sobre a variação de postos de empregos no país ao longo de 2016, divididos por áreas de atuação.

Hernán Piñera/Flickr
O departamento de estatísticas de trabalho dos Estados Unidos (US Bureau of Labor Statistics - BLS) divulgou na última quarta-feira (12) números sobre a variação de postos de empregos no país ao longo de 2016, divididos por áreas de atuação. O segmento Turismo, como um todo, terminou 2016 empregando 69 mil pessoas a mais do que no início do mesmo ano. Nos desmembramentos por atividade, entretanto as agências de viagens tiveram perdas.

Apesar do aumento, o número mostra desaceleração do segmento, que em 2015 fechou o ano com acréscimo de 93 mil postos de trabalho – representando 33% a menos no comparativo entre anos. A indústria do Turismo nos Estados Unidos emprega hoje 31,9 milhões de pessoas – 1,91% a mais do que ao fim de 2015 –, representando uma parcela de 3,2% de todos os empregos não-rurais dos Estados Unidos em 2016.

Agências de viagens, no entanto, fecharam o ano empregando 201 mil pessoas, uma baixa de 0,2% no comparativo. Apesar do número negativo, há controvérsias no trade norte-americano sobre o método utilizado pelo BLS para alcançar tais resultados.

Em entrevista ao portal Skift, a porta-voz da Asta (entidade dos Estados Unidos similar à Abav) Erika Richter, desconfia que o departamento do governo norte-americano contabilize apenas agências de viagens físicas. “Elas não representam todo o ecossistema da nossa indústria”, reclamou. “Nós temos esperança que, com o encontro que tivemos com o BLS esta semana, nós tenhamos mais conversas acerca de dados empregatícios.”

Segundo Erika Richter, há pelo menos 40 mil agentes de viagens nos Estados Unidos trabalhando de casa, sem estar situado em uma agência física, como comércio. Além disso, há também dúvidas se os números contabilizam profissionais que trabalham para empresas on-line, como a Expedia. Richter defende que “nós vimos cada vez mais pessoas interessadas em se tornar um agente de viagens no ano que passou”.

Outros segmentos do Turismo mostraram crescimento mais animadores. Foi o caso de companhias aéreas e aeroportos, que obtiveram o maior crescimento na indústria. O ano de 2016 terminou com 471 mil pessoas empregadas em empresas relacionadas a essa atuação (+2% no comparativo com 2015). Com resultado apenas 0,46% melhor do que no ano passado, a hotelaria norte-americana fechou 2016 empregando 1,93 milhões de pessoas.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2jkE9Ce

Tópicos relacionados