Movida

Leonardo Ramos   |   26/06/2017 13:26

A importância de informar o cliente antes de fechar venda

Para o presidente da Abav, Edmar Bull, o agente não pode "se furtar do dever legal da informação que prestam ao cliente", e é dever dele descobrir e repassar todas as informações para o cliente, como regras de cancelamento, vistos e vacinas

Pixabay
Dentre as tantas funções e responsabilidades de um agente de viagens, uma que não pode ser deixada de lado é sua obrigação de informar ao cliente todos os detalhes de uma compra antes de se finalizar qualquer acordo. Documentação, vistos, vacinas, regras de cancelamentos, de alterações e reembolso: descobrir e passar para o cliente todas essas informações são essenciais na atuação de uma agência. Quem explica é o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, em seu blog Espaço Abav, na blogosfera do Portal PANROTAS.

Segundo ele, são comuns "discussões entre agências e clientes que não aceitam pagar pelas multas de cancelamento aplicadas pelas transportadoras aéreas, pelo simples fato de só enxergarem a negociação comercial a partir do intermediador". A questão, no caso, é saber se as "agências que passam pela situação informaram de fato, e antes da emissão, todas as regras e políticas tarifárias da transportadora ao seu cliente", e "se o fizeram depois, o cliente não foi previamente informado, e isso é fragilidade na atuação da agência", explica Edmar Bull.

Embora destaque como os agentes têm tido cada vez mais responsabilidades, inclusive "algumas notadamente injustas, pois responder por problema causado pelo fornecedor é estar diante de aplicação da lei sem qualquer e mínima proporcionalidade", Bull ressalta que o papel do agente é ser o intermediador da negociação com o fornecedor, além de consultor e gestor da viagem de seu cliente, e para isso, "as agências de viagens não podem se furtar do dever legal da informação que prestam ao cliente, sendo sua obrigação técnica e profissional conhecer o que estão ofertando e intermediando", afirma o presidente da entidade.

Veja o post completo neste link.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias