Henrique Santiago   |   04/10/2017 17:07

Unav sugere Feirão Flytour exclusivo e teme saída de Bull

União Nacional das Agências de Viagens (Unav), grupo de agentes insatisfeitos de Santos (SP), ganhou o Brasil e hoje conta com 234 participantes. Desse total, aproximadamente 80 compareceram de 12 Estados - de São Paulo a Mato Grosso e Piauí - à 45ª Abav Expo


Divulgação/Unav
Profissionais reunidos na Abav Expo
Profissionais reunidos na Abav Expo
A União Nacional das Agências de Viagens (Unav), grupo de "agentes de viagens insatisfeitos de Santos" (SP), ganhou o Brasil e hoje conta com 234 participantes. Desse total, aproximadamente 80 compareceram de 12 Estados - de São Paulo a Mato Grosso e Piauí - à 45ª Abav Expo e 48º Comercial Braztoa na última semana, em São Paulo.

Os profissionais, inclusive, ganharam voz com o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, que cedeu espaço para uma reunião na quinta-feira (28) entre Unav e diversos players, incluindo a Flytour Viagens, Airmet e a própria entidade de agências de viagens. O segundo encontro do grupo após o realizado no Club Med de Mogi das Cruzes (SP), em janeiro, trouxe demandas já conhecidas e algumas novidades.

Sem atuar uma estrutura de diretoria, o grupo se mantém ativo por meio de grupos no Whatsapp e tem a agente Inês Melo, da Stanfer Turismo, como porta-voz. As conversas pelo aplicativo de mensagens são constantes e sugeriram pessoalmente ao presidente da Flytour Viagens, Michael Barkoczy, a criação de um Hiper Feirão de Viagens exclusivo para os integrantes da Unav.

“Nós pedimos e ele [Barkoczy] disse que é impossível porque demanda muito tempo e negociação com fornecedores. Temos pessoas de outros Estados que querem participação”, declarou a sócia da Stanfer Turismo, que tem participado dos eventos de venda ao público final da Flytour Viagens.
Emerson Souza
O primeiro encontro aconteceu em no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes
O primeiro encontro aconteceu em no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes

Os agentes de viagens também querem uma Abav Nacional mais forte e acreditam na união da entidade com a Aviesp, do interior de São Paulo, presidida por Fernando Santos.

Embora não tenha uma resposta de ambas as partes, Inês elogia a disponibilidade e a atenção de Bull. “Hoje em dia ninguém aguenta pagar duas mensalidades” lamentou, destacando que os R$ 80 da Aviesp são os mais acessíveis.

A porta-voz da Unav se disse pega de surpresa com a decisão de Edmar Bull de não tentar a reeleição para os próximos dois anos da Unav. A profissional teme pelo pior, mas acredita na relevância que o grupo surgido na Baixada Santista ganhou no mercado. “Vamos começar tudo de novo”, riu. “Na verdade, não sei como vai ser, teremos de esperar para saber o que vai acontecer”, completou.

DESCONTENTAMENTO
O grupo também se movimenta contra os freelancers, agentes (ou ex-agentes) que atuam diretamente com operadoras (onde emitem) e não possuem o Cadastur. Para Inês, trata-se de um “trabalho ilegal” e a Unav prepara um encaminhamento aos operadores de viagens mostrando descontentamento. Ela garante que todos os participantes da união possuem o cadastro necessário para atuar legalmente como agência de viagens.

A Unav também mostra insatisfação com os hotéis de todo Brasil, pois oferecem seu inventário com preços menores em seu canal próprio do que os oferecidos aos agentes. Mas o grupo ainda não traçou um posicionamento formal em relação a isso. O contato com o Ministério do Turismo para tornar realidade a inclusão da mensagem “consulte uma agência de viagens” em veiculações na mídia ainda existe, mas está aparentemente distante de ser concretizado.

Perguntada sobre a possibilidade da Unav se tornar uma associação como Abav ou Aviesp, Inês diz que não irá acontecer por enquanto. Existe o interesse em ter um CNPJ para o grupo atuar de maneira comercial, mas nada definido ainda. O próximo encontro do grupo acontecerá em 2018, possivelmente em outro resort Club Med, com data a ser marcada.

Tópicos relacionados