Leonardo Ramos   |   14/03/2018 10:30

Facebook é maior meio de divulgação de agências no Brasil

Redes sociais seuperam com folga os folhetos, as feiras comerciais e os promotores de vendas 

As redes sociais têm ocupado uma posição cada vez mais importante para os agentes de viagens. Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), encomendada pelo Sindetur-SP e revelada ontem, 72% das agências de viagens brasileiras utilizam o Facebook como meio de divulgação. O Whatsapp e o Instagram também aparecem com destaque, cada um deles sendo usado por 45% das empresas de agenciamento turístico no País.

"Não dá pra mensurar o quanto o uso das redes sociais aumenta as vendas das agências, mas o que se pode notar é como elas têm dado cada vez maior importância para elas. Para se ter uma ideia, o Facebook é a plataforma mais utilizada por agentes brasileiros como meio de divulgação, seguido de sites (64%) e e-mail marketing (46%)", explicou o professor do Ipeturis, Glauber Santos, coordenador da pesquisa. "Logo depois já aparecem o Instagram e o Whatsapp, ou seja, dos cinco meios mais utilizados por empresas de agenciamento turístico, três são redes sociais."

Leonardo Ramos
Marciano Freire, presidente executivo da Sindetur-SP, com Glauber Santos, que coordenou a pesquisa
Marciano Freire, presidente executivo da Sindetur-SP, com Glauber Santos, que coordenou a pesquisa
A pesquisa apontou ainda que os meios mais tradicionais, como folhetos impressos (33%), feiras comerciais (21%) e promotores de vendas (15%) estão entre os menos usados

Veja abaixo o ranking dos meios de divulgação mais utilizados pelas agências:

ColocaçãoMeio de DivulgaçãoPorcentagem de agências que usam
Facebook72%
Sites64%
E-mail marketing46%
Whatsapp45%
Instagram45%
Folhetos impressos33%
Feiras comerciais21%
Mídia impressa16%
Promotores15%
10ºYoutube5%

Tópicos relacionados