Alex Souza   |   06/01/2015 16:44

Constantino: "Tudo está ficando difícil para as agências"

No penúltimo dia de 2014, um ano diferente e cheio de surpresas, o mercado foi comunicado sobre o fechamento de mais uma empresa tradicional do turismo – a agência paulistana Class Tour, que em 2015 completaria 40 anos de operações

No penúltimo dia de 2014, um ano diferente e cheio de surpresas, o mercado foi comunicado sobre o fechamento de mais uma empresa tradicional do turismo – a agência paulistana Class Tour, que em 2015 completaria 40 anos de operações.

O Portal PANROTAS conversou com um dos sócios da empresa, o presidente da Abav-SP, Constantino Karacostas (foto), para entender melhor as razões que culminaram no encerramento das atividades – o departamento contábil permanece em funcionamento até 31 de março para finalizar pendências.

Confira.

PORTAL PANROTAS
– Quais foram os motivos que levaram ao término das operações?
CONSTANTINO KARACOSTAS – Foi uma decisão dos sócios, somente isso. Chegamos ao consenso de que seria melhor encerrar.

PP
– Mas qual foi o contexto que culminou na decisão?
CK – Muita coisa mudou, há muita concorrência, tudo está ficando difícil para as agências e optamos por encerrar. É um acúmulo de situações que hoje uma agência se depara. As mudanças são rápidas e às vezes fica difícil fazer com que os clientes entendam. Chega uma hora que você cansa e resolve partir para outra empreitada. Tudo na vida são ciclos. Tudo tem um fim.

PP – É comum ouvirmos dos dirigentes do setor que as agências têm de se preocupar com tecnologia, focar em nichos, trabalhar com fee, entre outros aspectos. Como foi com a Class Tour?
CK – Nós sempre investimos em tecnologia, nos especializamos no turismo de luxo. Mas houve a concorrência das OTAs, a eliminação dos comissionamento, o problema cultural de se pagar pelo serviço. É um conjunto de fatores que nos levaram a essa decisão. Tecnologia é o grande desafio das agências, que têm de investir nisso e encontrar formas inteligentes e criativas de se diferenciar e tentar fidelizar o cliente.

PP – Em algum momento, nos últimos anos, a Class Tour foi procurada por grupos interessados em fusão ou aquisição?
CK – Todas as principais agências em algum momento iniciaram conversas com seus pares, foram procuradas ou receberam algum assédio. Também ocorreu com a Class Tour mas não foi do interesse no momento, não estávamos no momento para fazer algum tipo de fusão ou venda. E aí passa.

Nota da Redação: Constantino Karacostas agora está à frente da Exxclusive, uma consultoria voltada ao segmento de luxo.

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