Artur Luiz Andrade   |   12/08/2015 13:55

Amenidades para clientes Virtuoso chegam a US$ 450

Rede de agências de viagens de luxo em todo o mundo, a Virtuoso tem 90 membros na América Latina, mais da metade no Brasil e no México. Um dos grandes diferenciais do grupo são os benefícios aos clientes finais dessas agências em fornecedores diversos, de hotéis a cruzeiros marítimos.

LAS VEGAS - Rede de agências de viagens de luxo em todo o mundo, a Virtuoso tem 90 membros na América Latina, mais da metade no Brasil e no México. Um dos grandes diferenciais do grupo são os benefícios aos clientes finais dessas agências em fornecedores diversos, de hotéis a cruzeiros marítimos. Segundo David A. Solis, diretor de Vendas Regional para América Latina, Caribe e Bermuda da Virtuoso, essas amenidades têm um valor mínimo entre US$ 250 e US$ 350, com média de US$ 450 por hóspede.

Em um hotel parceiro Virtuoso, por exemplo (e são 1,1 mil em todo o mundo, inclusive no Brasil), o mínimo de benefícios inclui café da manhã, upgrade de apartamento, wi-fi gratuito e crédito no spa ou em um restaurante. "São hotéis de alto padrão de serviço e que não são baratos. Mas ao valorarmos esses benefícios, vemos o quão importantes são em uma viagem de lazer de luxo", avalia Solis. No Brasil, alguns dos hotéis membros do programa de benefícios Virtuoso incluem o Belmond Copacabana Palace e Foz do Iguaçu, os Fasano, e o Ponta dos Ganchos.

Nos cruzeiros marítimos, a Virtuoso criou o programa Voyager Club e o consultor de viagens ajuda, ainda na fase de planejamento da viagem, o cliente a escolher seus benefícios. "Sempre nos hotéis ou cruzeiros há um gerente dedicado a atender os clientes Virtuoso, que os recebe e dá toda atenção durante a estada ou viagem", continua David Solis. Em um cruzeiro, há excursões exclusivas para passageiros Virtuoso, além de opções como crédito a bordo e passeios com motorista nas escalas. O cliente escolhe de acordo com seus desejos para aquela viagem específica.

RESERVE
A Virtuoso está indo além no seu programa de benefícios e já testa, inclusive no Brasil, o programa Virtuoso Reserve. O objetivo é surpreender os hóspedes mais especiais com benefícios que não estão escritos no papel, experiências "wow", como define o diretor para América Latina. Segundo o presidente e CEO da Virtuoso, Matthew Upchurch, um pequeno grupo de 2% dos clientes das cerca de 370 agências Virtuoso responde por 20% da receita. É para eles o Virtuoso Reserve. Entre os mimos, acessos exclusivos a atrações, museus e chefs renomados. Experiências fora do cardápio tradicional.

AMÉRICA LATINA
Os latino-americanos, segundo David Solis, estão cada vez mais valorizando o trabalho do consultor de viagens. "Diria que a América Latina, em alguns aspectos, está alguns anos atrás do mercado americano, por exemplo. Não em destinos ou produtos, pois os latinos viajam até mais que os americanos, mas em alguns processos", explica. De acordo com ele, a busca por um consultor por parte dos clientes mais afluentes está crescendo bastante na região. Por outro lado, o consultor e sua agência aos poucos conseguem precificar alguns serviços e cobrar pelo planejamento da viagem ou outros processos.

"Desde que o consultor justifique essa cobrança, o passageiro paga sem ver problemas. Por exemplo, ser uma agência Virtuoso traz relacionamentos, benefícios, estrutura e assistência que custam dinheiro e o cliente saberá valorizar.

Do ponto de vista de destinos quentes na América Latina, ele destaca a volta do México para os americanos (que veem que o destino melhorou no quesito segurança), Colômbia, Nicarágua ("a nova Costa Rica") e o Peru, que foi descoberto, ao lado da Argentina, como alternativa às viagens ao México. A falta de infraestrutura na região ainda é problema, mas "desde que o cliente seja alertado sobre possíveis problemas pontuais, ele não se incomoda. O importante é a experiência ser única. Mas a América Latina está melhorando em produtos de luxo e infraestrutura".

Solis termina com dois lembretes: sempre investir em treinamentos sobre destinos e produtos (até para se antecipar a problemas) e ouvir o cliente depois das viagens, para, assim, conhecê-lo melhor e criar uma relação de longo prazo e não apenas de reservas pontuais. A Virtuoso dispõe de um menu de vídeos on-demand sobre destinos e produtos e também de webinars, ao vivo, que depois entram para esse cardápio de consultas.

Site: www.virtuoso.com.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Virtuoso, com proteção GTA, via American Airlines

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