Danilo Teixeira Alves   |   24/07/2014 13:09

Copa: 53% das agências registraram queda nas vendas

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) apontou que 53% das agências de viagens do País tiveram perda nas vendas por causa da Copa do Mundo, realizada nos meses de junho e julho no Brasil.

Trabalho elaborado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), a pedido do Sindetur-SP, apontou que 53% das agências de viagens do País tiveram perda nas vendas durante a Copa do Mundo.

De acordo com a pesquisa, apenas 13% das agências brasileiras venderam mais do que o normal. Para 34%, o saldo do evento não foi positivo e nem negativo. Em junho, as vendas totais do setor de agenciamento caíram 27% em razão da Copa. “O impacto foi mais negativo nas viagens domésticas. Em julho, talvez a queda seja ainda maior”, avalia Eduardo Nascimento (foto), presidente do Sindetur-SP.

No primeiro semestre, 31% das entrevistadas venderam serviços turísticos específicos para a Copa do Mundo, com média de 24 atendimentos por agência. Em junho, produtos diretamente ligados ao mundial tiveram participação de apenas 3,9% no total de vendas. Em maio, a média ficou em 2,3%. Nos meses de janeiro a abril, a Copa representou somente 1,5% em média das vendas. Entre os produtos comercializados estiveram passagens aéreas, hospedagens, pacotes turísticos, locação de veículos e seguro viagens.

Tópicos relacionados