Plantão de Notícias
» Aviação
Publicada em 30/8/2010 23:57:00

“Cias. aéreas devem assumir o papel de agências”

Na home e acima, Christopher Staab e Michael Smith, da Airline Information
Na home e acima, Christopher Staab e Michael Smith, da Airline Information
A Airline Information, uma organização sem fins lucrativos dedicada à consultoria relacionada à indústria da aviação, realizou hoje um coquetel no Meliá Jardim Europa, em São Paulo, para discutir o futuro da aviação brasileira. De acordo com o diretor geral da organização, Christopher Staab, o modelo de administração das aéreas nos Estados Unidos, Europa e Ásia já possui uma nova postura. “As cobranças por serviços, como alimentação, internet, entre outros, já são feitas à parte. O Brasil deve se atentar para estas mudanças como uma forma de dar mais lucros para as companhias aéreas”, analisou. “Os Estados Unidos ganham US$ 500 milhões por ano só com a cobrança de bagagem extra ou excesso de bagagem”, completou.

Esta nova estratégia, no entanto, depende de uma adequação para o mercado nacional, já que os brasileiros não estão acostumados a comprar serviços extras. “Algumas companhias aéreas já estão apostando nessa mudança, como a Azul, Gol, Webjet. A tendência é o cliente comprar somente o assento e pagar por outras facilidades. Com isso, os bilhetes teriam uma queda no preço, mas os lucros continuariam a serem computados”, explicou Staab.

Outra forma de garantir a rentabilidade das empresas aéreas é o controle absoluto das vendas dos pacotes, segundo Christopher. Além do bilhete, o executivo defende que as empresas precisam vender hotéis, transfers, passeios e aluguéis de carros. “A venda direta em seus sites garante maior rentabilidade. As companhias devem assumir a postura da agência de viagens para não perder na venda”, observou. Para o membro do conselho da Airline Information, Michael Smith, todas estas transformações estarão concluídas no mercado brasileiro entre três e cinco anos. “Nada é para sempre e as empresas precisam se atentar com o que está dando certo em todo o mundo”, disse Smith.

O código do consumidor permite que estas cobranças sejam feitas no Brasil. Porém, o diretor de Alianças da Gol, Marcelo Ribeiro, salientou que as mudanças devem ser feitas com cautela para não perder mercado para a concorrência.

Clique em "Ver Álbum" para conferir fotos do evento.
Gabriel Guirão
comentários
Carlos Stucky
The Charmed Voyager
enviado:
2/12/2010 11:22:26
A indústria do turismo "vende" um produto que não é tangível. Por empatia, sinceramente, não consigo visualizar os senhores, e uma porção do pessoal de companhias aéreas, desenvolvendo um roteiro a partir do perfil, necessidades especiais e viagens anteriormente realizadas por um passageiro sem interagir com ele. Embora baseados na WEB, nossa empresa acredita que não são cliques que fazem a diferença, é o tempo dedicado ao cliente e transferência de nossa experiência nos destinos a serem visitados. E sem hipocrisia, tenho dúvidas se as companhias não cobrariam para tal serviço, então, não se está abolindo a comissão aos TO e AV, se está impossando.
Carlos Stucky
The Charmed Voyager
enviado:
2/12/2010 11:10:48
Com todo o respeito devido aos senhores e a sua organização, acredito que a atitude de procurar aumentar a rentabilidade de determinados setores em detrimento a outros é no mínimo leviana. Acredito que Sinergia é a palavra que gera desenvolvimento, e desenvolvimento equilibrado de todos os atores envolvidos. Desenhar um roteiro de viagens, para nós é muito mais que reservar um assento, alugar um carro e reservar uma cama. Trata-se da árdua missão que Agentes de Viagem e Operadores de Turismo deparam-se diariamente para propiciar que os clientes tenham experiências, e não determinados produtos retirados em prateleiras e que, através da política do pagando-menos-melhor e sim monitorando o justo valor do produto oferecido.
Edvaldo Castro
Rotatour Brasil
enviado:
3/9/2010 16:30:12
O Luiz Magalhaes deu a resposta correta, as cias aéreas não fazem nadad direito, atendem muito mal, até clientes top eles atendem mal, imagina o cliente da agência que é cheio de dúvidas, incertezas, requer atenção...as atuais transportadoras que temos mal dão conta de atender com o mínimo de delicadeza os seus clientes, imagina clientes que nem sabem o que quer?!!!
LEONARDO DEHE SEGANTIN
NUTS VIAGENS
enviado:
3/9/2010 16:22:42
Gênios,fantásticos. E ainda pagam para escutar isso. O Sr. Rodolfo tem razão, artista é artista.
heloisa uzeda
enviado:
2/9/2010 22:26:29
Para assumir o papel das agencias as aereas terao q abrir lojas e contratar pessoal habilitado para prestar informacoes/serviços aos clientes(passageiros)além da mera passagem aerea. Os clientes deveriam ser alertados, principalmente pela ABAV, do risco que correm ao achar que terao assistencia e atendimento durante as suas viagens caso aconteça algum imprevisto.Exemplo: recentemente, a AF pousou em Recife devido a uma ameaca de bomba. Os passageiros que compraram no site da cia aerea, pagando exatos menos 6%, nao tiveram a quem recorrer. Opcoes:enviar um e-mail ou telefonar para a central de reservas (congestionada)? Os que compraram com agencias puderam avisar aos hoteis e locadoras, atraves das agencias, que chegariam 24h depois.Esta é UMA das vantagens, entre muitas outras!
FERNANDO SANTOS
CONEXAO BRASIL TURISMO
enviado:
2/9/2010 14:32:50
Olha...que me desculpe aí nossa amigo da Faculdade, mas nem sempre o intermédiario é dispensável. A Caixa Economica Federal neste ano vem "nomeando" o chamado Correspondente Bancário, que nada mais é do que um intermediário. Um gerente da própria Caixa Economica me disse que isso se faz necessário porque os "gerentes de contas" das agencias bancárias não tem tempo e as vezes preparo para dar informações e recolher documentos necessários para uma série de serviços oferecidos pelo banco como financiamentos e afins. Se uma instituição como a Caixa reconhece isso, quem sabe um dia as cias. aéreas também reconheçam e façam como eles fazem: Cuidam do dinheiro do banco, porque da venda cuida os "intermediários" correspondentes bancários. (nome bonito que deram né!) que tal correspondentes aéreos?
Eduardo Terovydes Junior
Universidade Sao Judas
enviado:
2/9/2010 10:49:30
Eu sei que não irei agradar os agentes, mas a internet apresenta a todos novos desafios diariamente, particularmente no segmento das agências de viagens, quem não agregar valor ao serviço não terá mais espaço num futuro próximo. A presença do intermediário só permanecerá, caso o consumidor (senhor soberano) identificar este valor agregado (fretamentos, pacotes, etc), caso contrário o intermediário desaparecerá. Basta ver o que aconteceu com despachantes de veículos, agentes intermediários para obtenção de certidões em orgão públicos que hoje fornecem pela internet gratuitamente, etc
Sérgio Branco
Grupo Airmet Brasil
enviado:
1/9/2010 17:34:00
Não podemos ficar inertes a tudo isso, assistindo o nosso mercado ser dominado por grandes empresas e as pequenas agências de viagens sendo "afogadas" por essa enxurrada. O mercado realmente está mudando bastante e é preciso pensar de que forma estamos reagindo a essas mudanças. Como o próprio Panrotas noticiou recentemente "Agente de viagens brasileiro precisa sair de encruzilhada E decidir para onde ir".... Alertem-se! Temos saída sim e é a união de forças. Soluções que geram resultados, realmente já existem no mercado, o que falta é mais iniciativa dos empresários e principalmente acreditar que é possível! Concordo com o colega Juarez Barrozo, é preciso refletir e mudar certos conceitos ultrapassados...
MARIA VIVIANNE PANCANI GANDELHMAN
BRASITALIA TURISMO LTDA
enviado:
1/9/2010 13:17:48
Nao é nem uma questao se devem ou nao assumir o papel de agencias Nao verdade ,elas nao o conseguiriam . Levariam anos para chegar a este papel ,contratando pessoas especializadas , profissionais ,ou se nao fazerem treinamento a seus funcionarios.Sabemos que as cias aereas atendem mal,se programam mal.Nao tem o minimo indispensavel para isto,alem de que teriam que empregar milhoes para serem competitivas neste quesito . Quero esclarecer que nem nos ESTADOS UNIDOS e na Europa o atendimento com este fim é satisfatorio .Voces ,agentes , que vendem cias aereas internacionais ,podem imaginar um funcionario de um aeroporto frances ou italiano * sem querer ofender ,fazendo o nosso papel para uma pax brasileiro ? Tenho vontade de gargalhar ...
Felipe Honigsberg
TRAVESSIA VIAGENS
enviado:
1/9/2010 10:58:53
Na qualidade de agente de viagens, sinto-me profundamente ofendido com essa iniciativa. Esses senhores são amigos de quem, da onça? Uma entidade sem fins lucrativos pregando o fim das agências de viagem? E em benefício das cias. aéreas? Tem algo muito suspeito nesse negócio. E isto é tão evidente que me surpreendo do Jornal Panrotas não investigar mais detalhadamente... "Qui prodest", quem se beneficia? Se diz em latim jurídico...
Luiz Magalhães
Vale do Piracicaba
enviado:
1/9/2010 10:45:32
QUA, QUA, QUA... AS CIAS. AEREAS BRASILEIRAS VOAM MAL, SERVEM MAL, ATENDEM MAL, FAZEM TUDO MAL... COMO PODERAO FAZER O PAPEL DO AGENTE BEM ? ESSES DOIS AMERICANOS SÃO LOUCOS !
Itamar Pessoa
enviado:
1/9/2010 09:43:23
Esses caras são americanos? Não me surpreendo. De lá, como sempre, só vem coisas ruins. Guerras,violência(filmes)heresias religiosas, capitalismo selvagem, arrogância e todo o lixo que contamina o mundo. Com a aviação comercial não é diferente. Seguindo as idéias deles, a maioria das grandes empresas mundiais faliram ou estão a beira disso.As brasileiras Varig, Vasp, Transbrasil já eram. Gol, Tam e correlatas serão as próximas. Da nossa parte, vamos mandá-las as favas. Ou plantar batatas,coçar macacos. Vamos defender o interesse dos nossos clientes, delas não. Um conselho à Abav(se é que existe). Não as convidem para o congressos da categoria, ou cobrem 5 x mais pelos espaços.
carlos vieira
casa de viagens
enviado:
31/8/2010 22:50:05
Quem é quem? Quem é o "Tonto"? Quem é o Sargento Garcia? Pois Zorro percebe-se que nenhum dos dois é. Alguém aí, favor, lembre aos incautos, aos degredados e aos filhos de Eva.....consultores da ONG "que devem viajar de graça", que já existiu as "finadas" VARIG, VASP, TRANSBRASIL, PANAM e por aí vai, que além de não darem conta de voar, só atendiam aos seus funcionários e diretores (estes especialmente). E, atualmente a TAMVIAGENS ou LÁ TAÕ VIAGENS que não consegue atender nem seus CLIENTES FIDELIDADE. É o cúmulo da lerdeza: vão tomar conta de duas tartarugas e vão deixá-las fugir......Desde já, meus pêsames aos futuros e ex-clientes destas.
SILVIO BERTOLDI
BERTOLDI VIAGENS E TURISMO LTDA
enviado:
31/8/2010 22:32:14
Creio que esta faltando para estes dois e para esta entidade um pouco de conceituaçao, pelo que li nao conseguem diferenciar operadora de agencia. Quanto aos dois... ...me parecem fora da casinha, ao menos a cara faz jus ao titulo do filme. Abraços.
Mauricio Voss
ITM Agencia de Viagens
enviado:
31/8/2010 21:55:23
Certamente as empresas aéreas são donas de seu peixe. Se quiserem ter suas agencias e/ou operadoras não há como impedir.Algumas já têm. Nossa atividade não é devidamente regulamentada como, por exemplo, a dos corretores de seguros que também são comissionados por suas vendas. Quando você, como usuário, tenta comprar um seguro você é direcionado para um corretor. Por que não termos uma classe com os mesmos princípios básicos e fortes onde os serviços de uma compra de passagens ou serviços turísticos, os agentes de viagens seriam,também, direcionados à prestarem estes serviços? Com um sindicato forte e não somente uma associação de classe, sem força política, teremos condições de nos garantirmos, honesta e legalmente perante estas barbaries (mais uma), que tentam nos enfiar de goela abaixo.
Aroldo Schultz
Schultz
enviado:
31/8/2010 20:12:15
Cias. Aéreas acordem deste pesadelo! Parem com isto e valorizem o agente de viagens! Desde que a comissão dos agentes de viagens diminuiu vocês tiveram mais lucro? Claro que não... Se continuarem neste sonho vocês acabarão matando esta fantástica rede de vendas!!! Um exército de mais de 20.000 agentes de viagens que fazem de tudo, sem custo fixo para as Cias. Aéreas, por uma pequena comissão. (As agências assumem os problemas trabalhistas, custos fixos, etc... ) Já tem Cia. Aérea pagando pelo ponto e também pelos atendentes. Este é o caminho que só dará prejuízo. Cuidem de seus aviões e criem novas rotas. Garanto que as agências lotam seus vôos e todos sairão ganhando. POR FAVOR: ACORDEM!!!
Propp Moises
TURISPROPP TRANSPORTES E TURISMO LTDA
enviado:
31/8/2010 18:38:30
Olá amigos, acho que as cias aereas deveria cuidar dos seus aviões e fazer eles voarem nos horarios, e deixar para agencias de viagens cuidar do resto, pois hoje as agencias estão servindo só para dar desculpas aos clientes do mau serviço das cias aereas e dos hoteis, pois nossa aviação tá uma bagunça.
MARIA VIVIANNE PANCANI GANDELHMAN
BRASITALIA TURISMO LTDA
enviado:
31/8/2010 15:57:49
Nossa ! Rodolpho ,voce me deixou morrer de rir ..Sim ! Era DEBI e LOIDE !Acho que a gente tem de rir mesmo ..
MARIA VIVIANNE PANCANI GANDELHMAN
BRASITALIA TURISMO LTDA
enviado:
31/8/2010 15:04:25
Fiz uma leitura vertical ...Nao tive paciencia de ler tudo ..é muita besteira junta .Mas ,perguntar nao ofende ! Mas,o que as agencias de viagem vao fazer ,já que as cias aereas vao fazer tudo ? Só queria entender ...
RODOLPHO CARLOS GERSTNER
enviado:
31/8/2010 14:38:49
Nossa, esses caras são de Hollywood!!! Como era mesmo o nome daquele filme??? - ah, sim: DEBS E LOIDE.
Edvaldo Castro
Rotatour Brasil
enviado:
31/8/2010 13:50:37
E ainda tem gente que vai la aplaudir essa apresentação circense...realmente!!! A Tam não tem agência de viagens, tem Operadora de Turismo, e diga-se de passagem, uma das maiores do país, da Webjet nem se fala...TENDENCIA esta muito em breve seguida por Gol e Azul, elas não precisam se fingir de agência conforme a inteligência americana que nos visita "sem fins lucrativos" quer afirmar. O que eu gosto é que estão tentando reinventar a roda, cobrar menos no bilhete e cobrar por fora tudo o que não está incluso dá no mesmo que o que se cobra atualmente. É o mesmo que fizeram com a classe executiva, inventaram agora uma tal de premium, hiper, extra, super classe econômica igual às antigas business, e transformaram as business nas antigas primeras classes...francamente!!!
Ivan Telli
enviado:
31/8/2010 13:37:40
A que ponto os "Grandes Executivos" brasileiros chegaram para expor seus próprios pontos de vista. Sejam "Homens" e exponham suas próprias opiniões. Não se expõem por medo de perder para a concorrência??? Está em falta executivos honestos, justos e carismáticos que negociem e "Honrem o fio do Bigode" !!!
Alessandro Farias
DELTA TURISMO
enviado:
31/8/2010 13:33:32
Até quando teremos de seguir tendencias dos EUA???????? Até quando esse povo pode vir aqui dizer como deve ser feito e todos se curvam diante, aplaudem e fica por isso mesmo??? Pq não criar nossas proprias regras??? Criamos DU pq os EUA não adotam a mesma medida???????
juarez barrozo
enviado:
31/8/2010 12:45:32
Estes estudos realmente devem ser levados em consideração, e isto já esta acontecendo em nosso território. Por isto, é necessário que os empresários agentes de viagens, sejam pró-ativos para mudar esta tendência. Quem no Brasil esta buscando saídas inteligentes para sobreviver ou até mesmo crescer, estamos esperando as mudanças vir de cima para baixo. Esta sempre foi a postura dos agentes brasileiros, deitar em berço esplêndido e pagar para ver. Saídas podem existir,novas iniciativas ja existem no Brasil com sucesso. Organização,união e inteligência, são principios básicos para encontrar caminhos viáveis. No Rio Grande do Sul ja funciona a Redetur, que trabalha para mudar este panorama. Vamos refletir!
FERNANDO SANTOS
CONEXAO BRASIL TURISMO
enviado:
31/8/2010 12:16:09
Chega a ser preocupante o fato de uma empresa internacional "sem fins lucrativos" vir até o Brasil falar das experiências deles. É lógico que tá sendo bancado por alguém, que tem muito interesse nessa "tendência". A pergunta é: Será que não existe ninguém no Brasil a ponto de mostrar o outro lado da moeda? Por que a imprensa só divulga um dos lados? E as tendências que não deram certo e voltaram para trás porque quebraram a cara? Nenhum consultor fala disso? Ninguém divulga? Sempre existe dois lados e duas meias-verdades. Acreditemos na que for melhor para nós! Mas que é estranho é né...."sem fins lucrativos"...que coisa heim!
RICARDO SOUTO FERREIRA
enviado:
31/8/2010 09:56:23
Mobilizaram pessoal relevante, cias aereas e GDS. Do segmento de agências só estava presente ABRACORP? Será que eu li certo?

Se você quer denunciar algum comentário, clique aqui


 

Publicidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Anuncie/Mídia Kit | Assinatura | Cadastro para Assinantes | Empresa | Fale Conosco

© 2012 PANROTAS EDITORA - Todos os direitos reservados
www.panrotas.com.br