Artur Luiz Andrade   |   04/01/2011 11:01

Expedia retira todas as tarifas da American

A Expedia acirrou a briga contra a política de venda direta da American Airlines e agora tirou todas as tarifas da companhia aérea de seu banco de dados

A Expedia acirrou a briga contra a política de venda direta da American Airlines e agora tirou todas as tarifas da companhia aérea de seu banco de dados - há duas semanas, havia criado um passo a mais para se chegar às tarifas da AA, dificultando seu acesso. Segundo a Expedia declarou ao site Travel Weekly, a política da AA é anti-consumidor e anti-escolha.

A American se defende dizendo que hoje a escolha do cliente não é apenas pela tarifa mas também por serviços como despacho extra de bagagem, prioridade de assentos e de embarque. E garante que sua nova política será benéfica aos passageiros. Em seu site (www.aa.com) a American colocou um comunicado explicando o fim de sua parceria com a Expedia e o Orbitz e traz uma seção de perguntas e respostas. Segundo a AA, os clientes do Egencia, braço corporativo da Expedia, não foram afetados pela briga. Mas os clientes do Orbitz for Business estão tendo que procurar outra agência corporativa caso queira usar a AA.

A empresa diz, ainda, por exemplo, que o passageiro pode continuar comparando preços em dievrsos outros sites, mas que o melhro local para comprar bilhetes da companhia é mesmo no aa.com, devido aos serviços oferecidos, à atualização em tempo real e à garantia de menor tarifa.

A American afirma que é a favor da transparência de preços e da comparação por parte dos consumidores. Diz querer estar presente em todos os canais de distribuição e promete novas negociações com Expedia e Orbitz.

Como se vê, o mercado americano está dois passos à frente do brasileiro, em que as grandes OTAs (on-line travel agencies) sequer chegaram. Lá, os fornecedores já estão brigando com elas e optando por menos parceiros e caminhos próprios.