Artur Luiz Andrade   |   05/01/2011 15:37

Sabre entra na briga contra a American Airlines

A política Direct Connect da American, que quer convencer o consumidor que a melhor forma de comprar bilhetes da empresa é no site aa.com, em detrimento de outros canais de distribuição vem sendo visto com muita revolta (entre outros sentimentos) pelos intermediários

"Ops", diriam os americanos. Sabre na briga contra a American Airlines? Criatura contra criador? Pois é, a política Direct Connect da American Airlines (que permite que agências e clientes comprem bilhetes e serviços diretamente da companhia, sem passar por GDSs ou intermediários), que quer convencer o consumidor e os agentes que a melhor forma de comprar bilhetes da empresa é no site aa.com, em detrimento de outros canais de distribuição que permitem comparar com outras empresas vem sendo visto com muita revolta (entre outros sentimentos) por alguns intermediadores. Primeiro foi o Orbitz (e leia-se também Travelport), depois o Expedia e agora o Sabre.

O GDS criado pela American e hoje uma empresa independente avisou hoje a todos os seus associados na América do Norte que tomou medidas em relação à forma como o conteúdo da AA é exibido no GDS, deixando claro que houve um downgrade. Em seu site, o Sabre colocou um comunicado, em que diz que "há meses a American Airlines vem tomando medidas na tentativa de impor um sistema caro, não comprovado e desnecessário em agências de viagens e corporações, incluindo assinantes de conteúdo de tarifas do Sabre".

Continua o comunicado: "Acreditamos que essas ações são prejudiciais a nossos clientes agências e corporações, assimo como aos consumidores, tornando mais difícil e mais custosa a comparação de produtos para a compra. O Sabre está tomando ações para proteger seus interesses e de seus clientes, apoiando empresas aéreas que valorizam a transparência e a eficiência comprovados do sistema que fornecemos".

Em carta a seus clientes, o Sabre diz que está protegendo o que eles tanto prezam a transparência total de tarifas e a abilidade para operar seus negócios eficientemente. Segundo a carta, o Sabre alterou a ordem em que os voos da AA aparecem, exceto na Europa e no Canadá, devido a regulamentações específicas de mercado. O Sabre também anunciou que inicia o fim do acordo atual com a American, que irá até agosto. Um novo acordo está sendo negociado, mas com garantias de longo prazo tendo em vista a tranaparência da comparação de preços.

A carta é assinada pelo vice-presidente de Marketing do Sabre Travel Network, Chris Kroeger.
Nesse duelo de titãs, em que temos de um lado Sabre, Expedia e Orbitz, por enquanto, e de outro a American Airlines (alguma companhia irá aderir a sua estratégia?), quem vencerá? E quem pagará a conta final?

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