Da Redação   |   11/01/2012 14:36

Grupo Lufthansa leva 106 milhões de paxs em 2011

As companhias aéreas do Grupo Lufthansa – Lufthansa, Lufthansa CityLine, Air Dolomiti, Eurowings, Contact Air, Augsburg Airways, Swiss International Air Lines, Austrian Airlines, BMI e Germanwings – passaram no ano passado pela primeira vez a marca dos cem milhões de passageiros transportados

NOTÍCIA DO PRESSTUR, PARCEIRO EDITORIAL DO PANROTAS EM PORTUGAL

As companhias aéreas do Grupo Lufthansa – Lufthansa, Lufthansa CityLine, Air Dolomiti, Eurowings, Contact Air, Augsburg Airways, Swiss International Air Lines, Austrian Airlines, BMI e Germanwings – passaram no ano passado pela primeira vez a marca dos cem milhões de passageiros transportados, mesmo descontando a BMI, que está em processo de venda ao IAG, mas sem evitar uma queda da taxa de ocupação média dos voos, segundo os dados publicados hoje.

As companhias do Grupo Lufthansa, incluindo ainda a BMI, transportaram no ano passado um total de 106 milhões de passageiros, 84 milhões dos quais em voos dentro da Europa, 8,9 milhões nas ligações ao continente americano, 6,2 milhões no setor Ásia e Pacífico e 5,2 milhões no setor Médio Oriente e África.

O crescimento médio face a 2010 foi de 7,5%, com a evolução mais acentuada a ocorrer nas ligações intra-europeias, nas quais o aumento foi de 8,2%.

A Lufthansa Passenger Airlines, maior companhia do grupo, transportou no ano passado 65,4 milhões de passageiros, mais 11,1% que em 2010, e a Swiss, segunda maior, transportou 16,3 milhões, em alta de 8%.

A Austrian Airlines, por sua vez, transportou 11,2 milhões, em alta de 3,4%, e a low cost Germanwings transportou 7,5 milhões, em queda de 2,7%.

Apesar destes aumentos do número de passageiros, as companhias do Grupo Lufthansa tiveram uma taxa de ocupação média dos voos inferior à de 2010, em dois pontos, para 77,2% incluindo a BMI e para 77,6% excluindo a BMI.

A queda da taxa de ocupação foi generalizada entre as companhias do Grupo Lufthansa, com a Germanwings a ser a única exceção, porque com uma redução de capacidade (em ASK) em 3,8% compensou a queda do tráfego (em RPK) em 2,5% e melhorou a taxa de ocupação em um ponto, para 78,2%.

Nas restantes companhias do grupo as quedas foram de 2,2 pontos percentuais na Lufthansa Passenger Airlines, para 77,2%, de 1,1 ponto na Swiss, para 81,1%, de três pontos na Austrian, para 73,8%, e de 4,6 pontos na BMI, para 67,1%.

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