Rhaiane Sodré   |   02/02/2012 12:31

Brasil tem papel fundamental na expansão da Pluna

Segundo o diretor comercial da Pluna no Brasil, Gonzalo Mazzaferro, em 2012 a aérea pretende manter o crescimento, explorar novos destinos e verificar a necessidade de novas frequencias nas cidades que já atua.

Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, o diretor comercial da Pluna no Brasil, Gonzalo Mazzaferro (foto), revelou que em 2012 a aérea pretende manter o crescimento, explorar novos destinos e verificar a necessidade de novas frequencias nas cidades que já atua.

“O Brasil tem papel fundamental no plano de expansão da empresa, já que há um grande mercado consumidor e uma demanda crescente por transporte aéreo e como a companhia está reestruturando sua gestão, metas e prioridades viu no País um mercado em expansão, principalmente no nicho de atuação da Pluna, a classe média. Além disso, nos próximos anos, o País será o centro das principais movimentações internacionais com a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada de 2016", disse.

Atualmente, dos 15 destinos oferecidos pela companhia, nove estão relacionados ao Brasil e 44% do total de pessoas que viajam pela Pluna têm o País como destino ou partida. A companhia fechou 2011 com 70% de crescimento no embarque de passageiros em relação a 2010 e os destinos mais procurados foram a Argentina com 40%, o Uruguai com 30%, o Chile com 25% e o Paraguai com 5%. “Finalizamos 2011 com uma receita de mais de US$ 200 milhões e com 820 profissionais da Pluna, o que representa um acréscimo de 30% sobre o número de funcionários que a companhia tinha há quatro anos”, ressaltou o diretor.

Questionado se houve mudança no perfil do passageiro com o crescimento da classe, Mazzaferro declarou: “Sim. Percebemos pelas consultas recebidas em nossas lojas e call center que a Pluna era a primeira experiência internacional de muitos clientes que estavam aproveitando o novo momento econômico do país e o câmbio favorecido para concretizar este sonho da viagem ao exterior”.

ROTAS RECENTES
No ano passado, a companhia inaugurou duas rotas inéditas: Belo Horizonte-Montevidéu e Brasília-Montevidéu com conexões para Buenos Aires, Santiago e Assunção. Além disso, a Pluna estabeleceu frequencias diárias de voos na rota Florianópolis–Montevidéu durante a alta temporada e o segundo voo diário (exceto às sextas-feiras) na rota Campinas-Montevidéu (Uruguai) com conexões para Buenos Aires, Córdoba e Santiago do Chile. Também passou a oferecer a segunda frequencia diária de Porto Alegre para Montevidéu, com conexões em Buenos Aires e Santiago do Chile. Em dezembro a companhia inaugurou frequência diária com voos diretos entre Punta del Este (Uruguai) e São Paulo, além de conexões para Buenos Aires.

INVESTIMENTOS
A Pluna já investiu mais de US$ 350 milhões em sua reestruturação, iniciada em 2007, com a ampliação da frota e aumentou em 30% a quantidade de funcionários diretos. De junho de 2008 para junho de 2011, dobrou a quantidade de passageiros (512 mil para cerca de 1 milhão).

Um dos principais investimentos em 2011 foi a compra de três jatos CRJ 900 NextGen da Bombardier para compor a segunda etapa da renovação da frota, que neste domingo (5) contará com 13 aeronaves.

Tópicos relacionados