Da Redação   |   03/12/2014 13:46

Boeing realiza primeiro voo com "diesel verde"

A Boeing acaba de completar o primeiro voo no mundo utilizando o “diesel verde”, que é um biocombustível sustentável e altamente disponível usado no transporte terrestre. O avião de testes de voo da empresa, o Eco Demonstrator 787, voou ontem (2) com uma mistura de 15% de diesel verde e 85% de combu

A Boeing acaba de completar o primeiro voo no mundo utilizando o “diesel verde”, que é um biocombustível sustentável e altamente disponível usado no transporte terrestre. O avião de testes de voo da empresa, o Eco Demonstrator 787, voou ontem (2) com uma mistura de 15% de diesel verde e 85% de combustível à base de petróleo para aviões na turbina esquerda.

“O diesel verde oferece uma enorme oportunidade de fazer com que um biocombustível sustentável esteja mais disponível e a preços mais em conta para os nossos clientes”, disse Julie Felgar, diretora executiva de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Aviação Comercial. “Vamos fornecer dados de vários voos do Eco Demonstrator para apoiar os esforços de aprovação desse combustível para a aviação comercial e ajudar na realização das metas ambientais da nossa indústria”.

O diesel verde sustentável é feito de óleos vegetais e de resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais. A Boeing já havia verificado que existe uma semelhança química desse combustível com o HEFA (éteres e ácidos graxos hidroprocessados) aprovado como biocombustível para a aviação em 2011. O diesel verde é quimicamente distinto e um combustível diferente do “biodiesel”, que também é utilizado no transporte terrestre.

Com uma capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões de litros) nos EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir, rapidamente, até 1% da demanda global para combustível para aeronaves. Com custo no atacado de cerca de US$ 3 por galão, incluindo incentivos do governo dos EUA, o diesel verde chega próximo ao preço do combustível convencional de aviação.

“O avião teve o desempenho esperado com a mistura de diesel verde, assim como acontece com o combustível convencional para aeronaves”, disse o comandante Mike Carriker, piloto-chefe para Desenvolvimento de Produtos e do 777X, Testes e Avaliações da Boeing. “É exatamente isso que queremos ver nos testes de voo com um novo tipo de combustível”.

O diesel verde está entre as mais de 25 novas tecnologias sendo testados pelo programa Eco Demonstrator da Boeing a bordo do 787 Dreamliner ZA004. O programa acelera o teste, o refinamento e o uso de novas tecnologias e métodos que podem melhorar o desempenho ambiental da aviação.

Considerando o ciclo de vida, o diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50% a 90% quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil, baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o teste.

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