Movida

Artur Luiz Andrade   |   15/12/2014 17:56

SAA anuncia plano urgente de reestruturação

O presidente em exercício da South African Airways (SAA), Nico Bezuidenhout, anunciou um plano emergencial de ação de 90 dias na empresa sul-africana, para que ela volta à sustentabilidade comercial. Uma das soluções é buscar um parceiro investidor, mas corte de custos e revisão da malha e dos proce

PANROTAS / Emerson Souza
O presidente em exercício da South African Airways (SAA), Nico Bezuidenhout, anunciou um plano emergencial de ação de 90 dias na empresa sul-africana, para que ela volta à sustentabilidade comercial. Uma das soluções é buscar um parceiro investidor, mas corte de custos e revisão da malha e dos processos gerenciais também estão em andamento.

“Trata-se um plano para implementação imediata que tem como objetivo a retomada da estratégia de recuperação de longo prazo da empresa (LTTS - Long-Term Turnaround Strategy, em inglês), que está estagnada”, diz o comunicado da companhia. O plano apresentado ao governo sul-africano, dono da companhia aérea, foi projetado para reconduzir a SAA à sustentabilidade comercial.

"A importância do plano de ação de 90 dias não pode ser subestimada", disse Bezuidenhout. "A implementação do LTTS estagnou-se e uma intervenção imediata é necessária para definir a sua implementação e para garantir que o negócio volte à normalidade." Ele acrescentou que há grandes desafios comerciais enfrentados pela empresa aérea e que a urgência da questão está no topo da agenda do novo comitê executivo constituído da SAA.

São seis as principais áreas de foco, aprovadas pelo comitê executivo da empresa no plano de 90 dias:

1) Analisar imediatamente a situação de liquidez da empresa, sua solvência atual e suas necessidades de financiamento de médio prazo. As medidas incluem a revisão imediata da malha aérea da SAA para conter as perdas e a “otimização do capital de trabalho”.

2) Investigação imediata de opções para financiamentos futuros para o negócio, incluindo um processo para examinar a possibilidade de um parceiro patrimonial estratégico (o recente anúncio estratégico com a Etihad aumentou os rumores de que a empresa de Abu Dhabi seria esse parceiro).

3) Foco substancial em falhas e soluções de governança.

4) Governança legal de alta direção. Uma revisão imediata de todos os encargos contratuais e as implicações de governança ou defeitos dentro do quadro legal da empresa. Isso inclui a revisão de contratos onerosos, a correção dos mesmos e outros assuntos que impactam o enquadramento da atividade de reparação; o reestabelecimento dos elementos fundamentais para a implementação do LTTS dentro de um ambiente rigoroso de governança .

5) Reorganização e otimização de ativos: exame de todos os ativos da empresa e reorganização dos mesmos em termos dos requisitos da LTTS. Isso inclui a formação de uma holding dentro do grupo que vai incorporar todas as áreas da estrutura atual. Outros processos de otimização serão conduzidos em consonância com as intervenções aprovadas pelo LTTS.

6) Comunicação melhorada: a SAA reestruturará seus esforços internos e externos de comunicação para se comunicar de forma eficaz com todos os interessados diretos e indiretos e com os cidadãos sul-africanos, particularmente com referência à implementação do plano de ação de 90 dias, bem como do LTTS.

"Estamos trabalhando em estreita colaboração com o nosso acionista (Departamento de Empresas Públicas) e com Tesouro Nacional para garantir que o progresso da implementação do plano de ação de 90 dias a partir dos seis pontos de intervenção seja visível e monitorado de perto", finalizou Bezuidenhout.

No Brasil, segundo informa a direção geral, estão mantidos os 11 voos semanais entre Johanesburgo e São Paulo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias