Maria Izabel Reigada   |   22/12/2014 11:56

Última sexta-feira teve 16,2% de decolagens com atraso

A última sexta-feira, dia 19, considerado o dia mais movimentado para a aviação nestas festas de fim de ano, com previsão pela Secretaria de Aviação Civil (SAC)

A última sexta-feira, dia 19, considerado o dia mais movimentado para a aviação nestas festas de fim de ano, com previsão pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) de transporte de 700 mil passageiros, teve suas operações prejudicas pelas chuvas que atingiram boa parte do País. Segundo a SAC, a última sexta-feira anterior ao Natal registrou 16,24% de decolagens com atraso superior a meia hora, de um total de 2.451 partidas previstas. O número está acima dos 15% considerados aceitáveis pelo padrão internacional.

Em 2013, na última sexta-feira antes do Natal, o total de voos atrasados chegou a 30%; em 2012, na mesma data, 25%. Os dados foram compilados pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), responsável pelo planejamento da operação dos aeroportos no fim de ano.

Alguns dos atrasos mais elevados – em torno de 20% – foram verificados em São Paulo, atingida por uma tempestade na tarde de sexta-feira. Os Aeroportos de Guarulhos e Congonhas operaram por instrumentos durante parte da tarde. O aeroporto de Brasília, onde também choveu à tarde, operou por instrumentos. Em Brasília e Manaus, o índice de atrasos também girou em torno de 20%.

Tópicos relacionados