Maria Izabel Reigada   |   22/01/2015 11:08

Paralisação: Rio, SP e Brasília tiveram voos cancelados

A paralisação dos aeroviários e aeronautas na manhã de hoje, entre as 6h e 7h, não impactou alguns aeroportos do País, como o de Recife, mas foi a causa

A paralisação dos aeroviários e aeronautas na manhã de hoje, entre as 6h e 7h, não impactou alguns aeroportos do País, como o de Recife, mas foi a causa de cancelamentos e atrasos de voos em outros, como os três maiores aeroportos de São Paulo: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (Campinas). Segundo a Infraero, Congonhas registrou 12 voos cancelados e 12 atrasados entre os 37 que estavam previstos do início da paralisação até as 8h. No Aeroporto de Guarulhos, dez voos registraram atrasos superiores a 30 minutos, entre as 18 partidas programadas, mas não houve cancelamentos. Em Viracopos, houve quatro cancelamentos entre os dez voos previstos.

No Aeroporto de Brasília, segundo a administradora Infraemérica, dos 57 voos previstos entre a 0 hora de hoje e as 9h, sete tiveram atrasos acima de 30 minutos, tanto na chegada quanto na partida, e apenas um voo foi cancelado. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont teve quatro voos cancelados e quatro atrasados, dos 14 voos programados até as 7h de hoje. No Galeão, o registro foi de dois voos atrasados.

Em nota, a Tam informou que dos 43 voos programados para entre as 6h e 7h, 25 sofreram atrasos acima de 30 minutos. Segundo comunicado do Snea e da Abear, a paralisação impactou mais de 20% da operação prevista, não garantindo um efetivo mínimo de 80% dos colaboradores, estabelecido pelo judiciário. A assembleia dos trabalhadores da aviação está marcada para as 15h de hoje. As categorias pedem reajuste de 8,5% nos salários e benefícios, além de reivindicar questões ligadas ao gerenciamento de risco do cansaço dos tripulantes e à segurança de voo.


Com informações da Agência Brasil

Tópicos relacionados