Movida

Danilo Teixeira Alves   |   16/01/2015 12:22

Sobral (CE) apresenta projeto de novo aeroporto à SAC

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, conheceu ontem (quinta-feira, dia 15) prospecção elaborada pelo governo do Ceará e pela prefeitura de Sobral de novo aeroporto para o município.

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, conheceu ontem (15) a prospecção elaborada pelo governo do Ceará e pela prefeitura de Sobral de novo aeroporto para o município. Contemplado no programa de desenvolvimento da aviação regional do governo federal, o atual aeródromo da cidade não tem como ser expandido por questões ambientais e por estar cercado pela área urbana.

De acordo com o prefeito da cidade, Veveu Arruda, a área escolhida para o novo terminal fica a dez quilômetros do aeroporto em funcionamento atualmente, e fica próxima à rodovia CE-178. No local, não existem obstáculos naturais, e há espaço suficiente para uma pista grande, que poderia receber inclusive aeronaves de carga.

Padilha recomendou que o projeto seja entregue oficialmente à Secretaria de Aviação Civil (SAC). Além disso, é necessário que o Comando da Aeronáutica (Comaer) seja consultado. “Se o eles disserem que está tudo certo, a projetista contratada pelo gestor do programa, que é o Banco do Brasil, iniciará os estudos técnicos”, explicou.

Também presente no encontro, o senador cearense Inácio Arruda (PCdoB) afirmou que o atual aeroporto de Sobral tem um gargalo. Por isso, ele defendeu que um novo terminal aéreo impulsionará o crescimento socioeconômico do Estado. “Sobral é muito importante para o Ceará. É uma região que está se industrializando. As grandes indústrias do estado estão instaladas ali”, destacou o parlamentar. “Além disso, o município é um polo universitário”, completou.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias