Movida

Danilo Teixeira Alves   |   24/08/2015 18:48

Anac certifica A350 a operar voos comerciais no Brasil

A Anac emitiu, na semana passada, o Certificado de Tipo de aeronave importada para a aeronave A350-900, o mais novo avião comercial da Airbus.

PANROTAS / Emerson Souza
A Anac emitiu, no último dia 14, o Certificado de Tipo de aeronave importada para a aeronave A350-900, o novo avião comercial da Airbus. O jato traz como novidades a incorporação de controles de voo fly-by-wire, iluminação em LED e baixo ruído de cabine.

Capaz de transportar 440 passageiros (ou 268 toneladas) em sua capacidade máxima, a aeronave possui alcance de até oito mil milhas náuticas e conta com 84 mil libras de empuxo voltados para a melhor eficiência em consumo de combustível — isso graças ao uso de mais de 50% de materiais não metálicos em sua estrutura.

O processo de certificação na Anac durou treze meses e envolveu pelo menos oito especialistas da Agência, durante oito meses contínuos. A aeronave já foi adquirida pela Tam, que planeja iniciar suas operações com o equipamento no início de 2016.

Em sua página oficial no Facebook, a fabricante francesa comemorou o momento. “Estamos muito feliz que a Anac tenha emitido a Certificação de Tipo para o A350 XWB. O certificado confirma que o A350-900, o qual a Tam começará a operar em Janeiro, atende aos requisitos de aeronavegabilidade do Regulamento Brasileiro de Aeronáutica, permitindo que a aeronave opere voos comerciais.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias