Movida

Danilo Teixeira Alves   |   22/10/2015 13:26

SAC: 74% compram com antecedência inferior a 30 dias

Um panorama da aviação comercial brasileira. Foi com esse objetivo que nasceu a pesquisa “O Brasil que voa”, que mostra quem é o passageiro brasileiro , as rotas de deslocamento e as áreas de influência dos aeroportos

PANROTAS / Emerson Souza
Um panorama da aviação comercial brasileira. Foi com esse objetivo que nasceu a pesquisa “O Brasil que voa”, que mostra quem é o passageiro brasileiro , as rotas de deslocamento e as áreas de influência dos aeroportos. O estudo, considerado o mais completo levantamento do setor já realizado, aconteceu durante todo o ano de 2014. A Secretaria de Aviação Civil, em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), realizou 150 mil entrevistas em 65 aeroportos que são responsáveis por 98% da movimentação aérea do País.

Quase metade dos passageiros de viagens aéreas domésticas tem entre 31 e 45 anos, e viajam, em boa parte dos casos, a trabalho ou a estudo. Do total, 74,3% compra a passagem com menos de 30 dias de antecedência e, quando não viaja de avião, 58,3% dos passageiros realiza o trajeto de carro. No Nordeste, o maior motivo de viagem é o lazer. Já no Norte é trabalho/estudo. Outro dado curioso é que na região Sul, menos pessoas fazem compras no aeroporto.

Dos 3.590 municípios que foram mencionados na pesquisa como origem ou destino das viagens dos usuários, a maior parte fica na região Nordeste. São 1.294 cidades citadas como rotas de viagens.
Já a região Centro-Oeste tem o menor número de rotas de viagem, com 300 cidades mencionadas na pesquisa. O Estado mais procurado como origem ou destino é São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro. Também é entre esses dois Estados o maior fluxo de passageiros, seguido por Bahia e São Paulo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias