Danilo Teixeira Alves   |   14/01/2016 12:30

Congonhas volta a operar voos para todo o País

A Anac derrubou em 8 de dezembro a restrição que tinha desde 2007 que limitava a uma distância de 1,5 km os voos a partir do Aeroporto de Congonhas, no centro de São Paulo.

A Anac derrubou em 8 de dezembro a restrição que tinha desde 2007 que limitava a uma distância de 1,5 mil quilômetros os voos a partir do Aeroporto de Congonhas, no centro de São Paulo. A medida havia sido criada logo após o acidente da Tam naquele aeroporto, com o objetivo de reduzir a quantidade de operações locais. Procurada, a assessoria de imprensa da Anac confirmou o fim da restrição.

Segundo a agência, a revogação foi determinada pela ausência de motivação técnica ou econômica para manutenção dessa restrição e com o objetivo de flexibilizar as operações regulares neste aeroporto, permitindo a ampliação dos serviços de transporte oferecidos. Vale ressaltar que as empresas aéreas operam no aeroporto dentro dos limites da infraestrutura disponível, calculando peso, combustível e demais aspectos operacionais para compatibilizar as rotas realizadas.

Com isso, as companhias aéreas já começam a anunciar novos voos a partir de Congonhas. A primeira delas foi a Avianca Brasil, que vai oferecer um voo direto para Fortaleza. A nova operação, que começará dia 20 de fevereiro, será efetuada todo sábado. O voo decola no dia 20 de fevereiro de Congonhas às 11h45, com chegada em Fortaleza às 14h10. A partir do dia 27 de fevereiro, com o fim do horário de verão, a saída continua às 11h45 e chegada muda para 15h10. No sentido inverso, a decolagem da capital cearense ocorre às 8h15, pousando em Congonhas às 11h45.

A Azul terá voos semanais dedicados aos sábados que ligarão Congonhas a Salvador, Porto Seguro, Recife, Maceió e Natal. Todas as operações foram solicitadas à Anac e poderão passar por ajustes de horários – as ligações para a capital cearense estreiam dia 19, e para a capital baiana, dia 26. Os demais voos decolam a partir de 2 de abril. Em Congonhas, onde a companhia está presente desde 1º de maio de 2010, são, em média, 12 voos diários que decolam para Porto Alegre, Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia.

Já a Tam, disse que está atenta à mudança da distância e avaliando as possibilidades e necessidades de novas operações no aeroporto paulista, sempre com o objetivo de ampliar a conectividade e a conveniência oferecida ao passageiro.

A Gol iniciou as vendas de uma nova rota com origem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o Aeroporto Internacional do Recife. A companhia inicialmente incluiu quatro voos entre as cidades, um total de 26 frequências semanais, que terão início no dia 28 de janeiro. A aérea planeja, ainda, iniciar voos com destino a outras capitais da região como Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió. Este é o quarto destino com voos diretos para a região operados pela companhia com origem no aeroporto de Congonhas. Atualmente, a Gol operações deste terminal para Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, na Bahia.

Tópicos relacionados