Movida

Henrique Santiago   |   19/01/2016 18:32

Em briga com americanas, Qatar pode deixar Oneworld

A mais recente das polêmicas envolve o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker. Sempre disposto a falar, o executivo ameaçou, em coletiva de imprensa para anunciar o voo diário para Los Angeles, deixar a aliança Oneworld.

PANROTAS / Emerson Souza
A “Guerra Fria” entre companhias aéreas norte-americanas e do Golfo Pérsico parece longe de ter um fim. A mais recente das polêmicas envolve o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker. Sempre disposto a falar, o executivo ameaçou, em coletiva de imprensa para anunciar o voo diário para Los Angeles, deixar a aliança Oneworld.

O motivo, de acordo com ele, seria a disputa com a American Airlines, a quem ele atribui a tentativa de bloqueio de expansão dentro dos Estados Unidos. “Ninguém nos incomoda. Se a American Airlines não quer trabalhar honestamente conosco, nós vamos consultar as demais e poderíamos formar nossa ‘mini-aliança’ se quiséssemos”, disse ele.

Acusada pelas três grandes transportadoras dos Estados Unidos – American, Delta e United – de serem protegidas pelos governos do Catar e dos Emirados Árabes em subsídios na ordem dos US$ 42 bilhões, esta é a primeira vez que a Qatar ameaça deixar a aliança.

Até o momento, a empresa de Akbar Al Baker opera voos dentro dos Estados Unidos em Nova York, Washington, Filadélfia, Miami, Dallas, Houston, Los Angeles e, em breve, adicionará Boston e Atlanta à malha.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias