Rodrigo Vieira   |   28/01/2016 12:51

Faturamento das aéreas cai 11% no corporativo em 2015

As companhias aéreas da Abracorp apresentaram queda de 6,3% no volume de bilhetes aéreos emitidos ao corporativo em 2015 em comparação com 2014, o que foi um dos principais motivos para a redução de 11% na soma total do faturamento dessas transportadoras no mesmo período. Em 2014, a soma d

As companhias aéreas da Abracorp apresentaram queda de 6,3% no volume de bilhetes aéreos emitidos ao corporativo em 2015, em comparação com 2014, um dos principais motivos para a redução de 11% na soma total do faturamento dessas transportadoras no mesmo período. Em 2014, a soma do faturamento de Azul, Avianca, Gol, Tam e outras foi de R$4,859 bilhões, enquanto no ano passado esse total foi de R$ 4,311 bilhões.

A Gol lidera em bilhetes vendidos no nacional, com 31,6% do market share, seguido por Tam (29,9%), Azul (24,2%), Avianca (11,4%) e outros (2,8%). No entanto, a Tam é quem detém a maior porção de receita, com 32%, seguido por Gol (29,9%), Azul (26%), Avianca (9,8%) e outros (2,4%).

A tarifa média das aéreas subiu em 2% em 2015 em comparação com 2014. No ano passado ela esteve em R$ 582, enquanto no ano anterior, R$ 571. “Importante salientar que embora o mercado e as companhias insistam numa queda de tarifas, essa queda não existiu no segmento corporativo”, afirmou o diretor executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe. “Temos de separar viagens corporativas com varejo no total.”

De acordo com o presidente em exercício da Abracorp, Rubens Schwartzmann, “houve queda bastante acentuada na oferta, e, evidentemente nas transações, ou seja, passageiros embarcados. De janeiro a novembro a oferta cresceu 1,46% e demanda 1,71%. A queda começou a partir de agosto, acentuando-se em novembro de 15”, afirmou. “A demanda caiu 7,5% no ano passado.”

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