Movida

Danilo Teixeira Alves   |   14/01/2016 18:57

Grupo Latam assina acordo com AA e aéreas do IAG

O Grupo Latam Airlines anunciou há pouco a assinatura de um acordo com a American Airlines e com o International Airlines Group (IAG), das empresas British Airways e Iberia, para estreitar o relacionamento entre as empresas.

PANROTAS / Emerson Souza
O Grupo Latam Airlines anunciou há pouco a assinatura de um acordo com a American Airlines e com o International Airlines Group (IAG), das empresas British Airways e Iberia, para estreitar o relacionamento entre as empresas. Segundo o CEO do Grupo Latam, Enrique Cueto, trata-se de uma excelente notícia para a América Latina, pois permitirá melhorar a conectividade dos clientes da companhia e aproximar a América do Norte e a Europa da nossa região.

Em uma implementação gradual, serão entregues importantes benefícios para os clientes do Grupo Latam e de suas subsidiárias. Acesso a uma rede de mais de 420 destinos para a Latam (Europa, Estados Unidos, Canadá e América do Sul), melhores tempos de conexão, maior oferta de assentos, grande potencial de desenvolvimento de novas rotas e mais voos diretos a destinos novos ou já operados pelo Grupo Latam são alguns exemplos citados. Vale ressaltar que todos os novos serviços e opções também estarão disponíveis para os associados programas de passageiros frequentes Lanpass e Tam Fidelidade.

“Esse passo é necessário para assegurar a maior rede de conexões para todos os latino-americanos e aumenta a possibilidade de, no futuro, incorporar novas rotas e abrir mais voos diretos para novos destinos ou para destinos já operados pelo Grupo Latam e suas subsidiárias”, explica Cueto.

Para o CEO da American Airlines, Doug Parker, quando grandes companhias aéreas trabalham juntas, os clientes ganham com mais opções para escolher quando e como desejam viajar. “Os passageiros irão se beneficiar de opções de voos mais frequentes e convenientes do que qualquer uma das companhias poderia oferecer individualmente. Os clientes que viajam para a América Latina em breve terão acesso a mais de 100 destinos adicionais com a Latam, além da atual rede na América, que já é extensa”, completou.

Os dois acordos com membros da Oneworld permitirão que o Grupo Latam e suas subsidiárias aumentem sua rede para mais de 420 destinos, gerindo um rede de rotas entre a América do Sul, os Estados Unidos e o Canadá com a América Airlines e uma rede de rotas entre a América do Sul e a Europa com a IAG. Os países da América do Sul que fazem parte do acordo comercial entre a Latam e a American Airlines são Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. Já no acordo entre a Latam e a IAG, os países da América do Sul considerados são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

“Nós já temos uma relação estreita com o Grupo Latam como membros da Oneworld, e esperamos ampliar ainda mais o nosso relacionamento. Esse acordo beneficiará os clientes, oferecendo a eles viagens mais fáceis para mais destinos, com horários mais alinhados e mais opções de frequências. Isso impulsionará tanto as viagens de turismo quanto de negócios entre a América do Sul e a Europa”, explicou o CEO do Grupo IAG, Willie Walsh.

Segundo comunicado do Grupo Latam, esses acordos permitirão fortalecer o projeto do hub no Nordeste do Brasil, por sua posição geográfica estratégica, oferecendo grandes oportunidades para essas associações com a American Airlines e o IAG.

Ambos os contratos estão sujeitos às aprovações das autoridades regulatórias competentes nos diferentes países. Após sua implementação, cada companhia aérea continuará com suas operações de forma independente e manterá o controle de cada um de seus voos. Esses acordos não implicam em mudanças na propriedade ou administração das companhias aéreas envolvidas.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias