Henrique Santiago   |   28/01/2016 14:14

Saiba quais são os melhores e piores aeroportos do Brasil

Qual é o melhor aeroporto do Brasil? A resposta correta é o de Afonso Pena, em Curitiba. Pelo menos é o que afirma da Secretaria de Aviação Civil.

Qual é o melhor aeroporto do Brasil? A resposta correta é o de Afonso Pena, em Curitiba. Pelo menos é o que afirma a Secretaria de Aviação Civil. Por meio da mais recente Pesquisa Trimestral de Satisfação, o terminal de passageiros foi avaliado com nota média de 4,52 (em escala de um a cinco). O resultado é o maior já registrado pelo estudo, iniciado em 2013.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena apresentou a melhor performance em 17 das 48 categorias da pesquisa. Além disso, Curitiba teve 40 dos 48 indicadores medidos trimestralmente com notas acima de quatro, meta de desempenho estabelecida pelo governo federal. Entre os destaques, as médias dos itens sensação de proteção e segurança (4,71) e disponibilidade de sanitários (4,62) também aparecem no topo da lista.

A pesquisa aborda a opinião de 199,2 mil passageiros, dos quais 136,7 mil viajam pelo Brasil e 62,5 se deslocavam para o Exterior. O top 3 é complementado por dois terminais de São Paulo, o de Viracopos (Campinas), com nota 4,48 e o de Guarulhos, avaliado em 4,41.

O número acima de quatro aponta que os aeroportos são avaliados entre “bons” e “muito bons”. No início da pesquisa, no primeiro trimestre de 2013, apenas cinco dos quinze terminais receberam notas acima de quatro. No último trimestre do ano passado, foram 12.

Os três aeroportos reprovados neste índice estão localizados no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O de Galeão, no Rio de Janeiro, a menos de oito meses para receber a Olimpíada, recebeu 3,91. Com reformas intermináveis desde o período pré-Copa do Mundo, Salvador somou apenas 3,67 pontos. Por último, o pior terminal do Brasil, segundo seus usuários, é o de Cuiabá (3,36).

No geral, as piores avaliações registradas vão para “custo de estacionamento”, “qualidade da internet/wi-fi” e “cordialidade dos funcionários da inspeção de segurança”.

Confira abaixo os índices de satisfação (ou regressão) do passageiro em 2015 e o comparativo com a primeira divulgação, de 2013, respectivamente.



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