Artur Luiz Andrade   |   02/02/2016 12:24

Snea comenta greve de aeronautas para amanhã

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) enviou comunicado comentando o aviso de greve para amanhã, dia 3, devido à insatisfação dos aeronautas nas negociações salariais.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) enviou comunicado comentando o aviso de greve para amanhã, dia 3, devido à insatisfação dos aeronautas nas negociações salariais. O sindicato cita as perdas bilionárias das empresas aéreas brasileiras nesse período de crise, a redução no preço das passagens aéreas e os avanços conquistados pela classe de funcionários da aviação nos últimos anos.

Leia abaixo:

"Nos últimos dez anos, as companhias aéreas promoveram, automaticamente, o reajuste dos salários na data-base de dezembro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em todos esses dez anos, ao final das negociações foi concedido reajuste acima da inflação apurada, representando ganho real.

Em cinco desses dez anos, houve ganho nas cláusulas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.

Desde o início das negociações com as representações sindicais, seis propostas foram apresentadas, mas todas foram recusadas.

De 2002, quando a liberdade tarifária foi instituída, a 2014 os preços das passagens recuaram 40%, permitindo que o número anual de passageiros mais do triplicasse de 30 milhões para 100 milhões nesse período.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 2011 a 2014 a aviação comercial acumula R$ 9,4 bilhões de prejuízo líquido.

De janeiro a setembro de 2015, um dos piores anos da história da aviação comercial brasileira, as companhias aéreas acumularam prejuízo líquido de R$ 3,7 bilhões, segundo os dados mais recentes da Anac.

As empresas aéreas estão tomando todas as medidas para preservar a viagem dos passageiros durante o Carnaval".

Tópicos relacionados