Renato Machado   |   29/04/2016 18:05

Alitalia anuncia prejuízo de €199 milhões em 2015

Apesar do resultado negativo, os indicadores divulgados nesta sexta-feira (29) mostram que a empresa italiana está próxima de reverter o cenário.


Divulgação/Alitalia
Expectativa é que a Alitalia retome números positivos em 2017

Pelo segundo ano consecutivo, a companhia aérea Alitalia apresentou prejuízo em seu balanço financeiro. Apesar do resultado negativo, os indicadores divulgados nesta sexta-feira mostram que a empresa italiana está próxima de reverter o cenário. Em 2015, a Alitalia obteve lucro líquido negativo de 199,1 milhões de euros.

Em comparação com 2014, há o que se comemorar com os recentes prejuízos. No ano citado, a empresa registrou perdas de 580 milhões de euros, ou seja, em 12 meses, a Alitalia diminuiu os prejuízos em 381 milhões de euros. A receita total da empresa em 2015 atingiu 3,31 bilhões de euros. “Reduzir nossas perdas é um primeiro passo importante, juntamente com o compromisso incansável para melhorar os nossos serviços, nossa frota e nossa rede com a abertura de novas rotas intercontinentais estratégicas”, afirmou o presidente da Alitalia, Luca Cordero di Montezemolo.

Vale ressaltar que os investimentos da companhia não pararam em 2016. Desde os primeiros meses do ano foram gastos 400 milhões de euros em melhorias, seja em aeronaves, lounges ou treinamentos. “Nosso investimento mais importante até o momento, e que está rendendo bons frutos, é o investimento em nosso pessoal. São as pessoas da Alitalia que estão dando vida para esta marca e criando uma nova força na aviação européia”, disse o CEO da Alitalia, Cramer Ball.

A expectativa é que em breve o balanço possa apresentar o lucro esperado. “Os resultados de hoje mostram que a Alitalia se tornou mais eficiente no controle de custos e está no caminho para a lucratividade até 2017. Todos os nossos esforços estão focados em alcançar essa meta”, prometeu Montezemolo. Ao todo, a Alitalia transportou, em 2015, 22,1 milhões de passageiros.

Tópicos relacionados