Movida

Diego Verticchio   |   19/05/2016 14:20

Aeroporto Galeão inaugura novo píer no Terminal 2; fotos

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), administrado pelo consórcio Riogaleão, está de cara nova. O equipamento inaugurou na manhã de hoje seu novo píer no Terminal 2, dedicado às empresas internacionais. No total, o Galeão passa a ganhar 26 novas pontes de embarque e uma nova alameda de loja

PANROTAS / Marluce Balbino
O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), administrado pelo consórcio Riogaleão, está de cara nova. O equipamento inaugurou na manhã de hoje seu novo píer no Terminal 2, dedicado às empresas internacionais. No total, o Galeão passa a ganhar 26 novas pontes de embarque e uma nova alameda de lojas e restaurantes de 30 mil metros quadrados. Entre as novidades está a possibilidade de receber todos os tipos de aeronave, incluindo A380, o maior avião de passageiros do mundo.

Embora a inauguração tenha acontecido hoje, o novo píer só entrará em operação no dia 23, após os três dias de inspeção e vistoria feitas pela Polícia Federal. Esta nova obra faz parte do pacote de R$ 2 bilhões já investidos pelo consórcio nos dois últimos anos, quando teve início a privatização do Galeão.

“Nestes dois anos corrigimos os problemas de higiene no banheiro, de eletricidade e dos aparelhos de ar condicionado, que eram as principais reclamações. Fizemos também ampliações. Praticamente fizemos um aeroporto novo, um aeroporto a altura dos Jogos Olímpicos, do Rio de Janeiro e do que o carioca merece. Toda entrega é fruto de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões e contempla rigorosamente todos os itens previstos no contrato de concessão”, afirmou o presidente da Riogaleão, Luiz Rocha.

As quatro primeiras companhias a usarem o novo espaço serão American Airlines, United Airlines, Lufthansa e Edelweiss, que já a partir da próxima segunda-feira usarão a nova área. As demais empresas aéreas internacionais farão utilizarão o novo píer de forma gradual dentro de 30 dias. Ainda segundo o cronograma da Riogaleão, até novembro a Gol passa a utilizar o novo terminal. “Toda área de check-in ficará concentrada no Terminal 2, e a partir daqui o passageiro segue para o Terminal 1 ou fica no 2. Com os novos acessos o caminho para o Terminal 1 ficará mais rápido”, afirmou o diretor de Operações do Riogaleão, Herlichy Bastos.

O QUE TEM DE NOVO
O novo píer está localizado no Portão D do setor de embarque no Terminal 2 e conta com 100 mil metros quadrados de área. Entre as novidades está uma nova loja da Dufry, duplicada e com uma área total de 8 mil metros quadrados. Há ainda um total de 6 mil metros quadrados dedicados a quatro salas vipa, que serão inauguradas até agosto deste ano.

O aeroporto passa a contar com 24 mil metros quadrados de área comercial, entre lojas e restaurantes.

O Píer Sul terá 14 esteiras rolantes com comprimentos de até 100 metros, quatro elevadores e seis escadas rolantes. O espaço traz ainda seis pórticos de raio-x, 14 elevadores e 16 escadas rolantes.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias