Movida

Rafael Faustino   |   25/05/2016 13:26

Brasília é a 3ª pior capital para conexões; veja lista

Apesar de capital do maior país latino-americano, Brasília é uma das cidades com pior situação de conexão aérea com outras capitais da região


Divulgação
O aeroporto internacional de Brasília.

Apesar de capital do maior país latino-americano, Brasília é uma das cidades com pior situação de conexão aérea com outras cidades da região. É o que afirma um levantamento da BBC Mundo a partir de dados da consultoria especializada em aviação OAG, sobre as cidades mais bem e mal conectadas por voos na América Latina.

Brasília fica atrás apenas de Porto Príncipe, capital do Haiti, e La Paz, na Bolívia, na lista negativa. “A capital brasileira dispõe de voos diretos apenas para Buenos Aires, Havana e Cidade do Panamá, o que a deixa sem conexão com seus parceiros do Mercosul ou outros países vizinhos, como Peru, Bolívia e Colômbia”, afirmam os autores do estudo. Completam a lista das cinco piores Tegucigalpa (Honduras) e Assunção (Paraguai).

Já entre os destaques positivos, a liderança ficou com a Cidade do Panamá, de onde há voos para todas as capitais latino-americanas, com exceção de La Paz. Depois, estão empatadas Cidade do México, Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia).

Após elas, surpreende os autores do levantamento que a quinta cidade com maior número de conexões seja Havana, em Cuba, e não capitais de economias maiores, como Argentina ou Chile. “A capital cubana conta com voos diretos a 11 das 19 outras capitais da região, incluindo nove das dez principais economias latino-americanas”, destaca a BBC.

A pesquisa destaca ainda que os países que pertencem à Aliança do Pacífico estão melhor conectados do que os do Mercosul. Das capitais do bloco de que o Brasil faz parte, somente Buenos Aires tem conexão com as demais cidades.

Veja abaixo a lista das melhores e piores cidades para conexões na América Latina:

Melhores capitais para conexão aérea
PosiçãoCidadeNº de conexões
1Cidade do Panamá
18
2Cidade do México
13

Lima (Peru)13

Bogotá (Colômbia)13
5Havana (Cuba)11


Piores capitais para conexão aérea
PosiçãoCidadeNº de conexões
1Porto Príncipe (Haiti)2

La Paz (Bolívia)
2
3Brasília3
4Tegucigalpa (Honduras)4
5Assunção (Paraguai)5

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias