Artur Luiz Andrade   |   27/05/2016 15:33

Chineses terão 7% de consórcio controlador da Tap

O governo português e o consórcio Atlantic Getaway (Humberto Pedrosa e David Neeleman à frente) já assinaram o acordo que dá ao primeiro 50% das ações da Tap, em uma readequação do processo de privatização aprovado pelo governo anterior. Dentro do acordo, ficou acertado que o grupo chinês HNA, que


Divulgação/Tap

O governo português e o consórcio Atlantic Getaway (Humberto Pedrosa e David Neeleman à frente) já assinaram o acordo que dá ao primeiro 50% das ações da Tap, em uma readequação do processo de privatização aprovado pelo governo anterior. Dentro do acordo, ficou acertado que o grupo chinês HNA, que também tem investimentos na Azul Linhas Aéreas, poderá comprar 7% do consórcio privado. As informações são do jornal português Expresso e do portal ATW.

O consórcio Atlantic Getaway tem 45% da empresa aérea portuguesa e pode chegar aos 50% se comprar os 5% designados aos funcionários. No acordo anterior, os empresários tinham 61% da Tap. Os chineses do HNA compraram 23,7% da Azul no final de 2015 por mais de 400 milhões de euros e indiretamente poderão chegar a 20% da Tap, já que a Azul também tem ações da companhia portuguesa.

Segundo o Expresso, o governo português nomeará o presidente do Conselho de Administração da Tap, mas não interferirá no comitê executivo, presidido por Fernando Pinto.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias