Renato Machado   |   02/05/2016 12:05

Chips irão auxiliar Delta a rastrear bagagens; entenda

Batizado de RFID (identificação por rádio frequência, em inglês), a tecnologia utiliza ondas de rádio para captar dados armazenados em chips integrados à etiqueta das bagagens. 


Divulgação
A Delta é a primeira companhia aérea global dos EUA a utilizar um sistema de rastreamento de bagagens por frequência de rádio

A Delta Air Lines anunciou, nesta segunda-feira (2), a implantação de um novo sistema de rastreamento de bagagens. Batizado de RFID (identificação por rádio frequência, em inglês), a tecnologia utiliza ondas de rádio para captar dados armazenados em chips integrados à etiqueta das bagagens.

As vantagens do sistema vão além do rastreamento aprimorado com taxa de sucesso de 99,9%, de acordo com a empresa. A comodidade afeta diretamente o consumidor final. A partir do quarto trimestre de 2016, o passageiro da Delta poderá acompanhar o status de sua bagagem por meio do aplicativo móvel Fly Delta. “Nosso objetivo é entregar de forma segura todas as bagagens de todos os voos. Esta inovadora tecnologia nos fornece mais dados e informações mais precisas durante toda a trajetória da bagagem”, afirmou o vice-presidente sênior de Atendimento ao Cliente em Aeroportos e Operações de Carga da Delta, Bill Lentsch.

Para colocar o novo sistema em operação, a Delta Air Lines investiu US$ 50 milhões nas 344 estações da empresa espalhadas por todo o mundo. Foram instalados 4.600 scanners, 3.800 impressoras de etiquetas RFID e 600 leitores que permitem a checagem automatizada.

Segundo a empresa, são mais de 120 milhões de bagagens manuseadas anualmente. Ao longo dos últimos dez anos, a Delta reduziu em 68% sua taxa de extravio de bagagens e, em 2015, liderou o ranking de desempenho de bagagens entre as companhias aéreas norte-americanas globais, em levantamento do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT).

Tópicos relacionados