Roberta Queiroz   |   04/05/2016 14:13

GRU Airport: o que você precisa saber sobre o novo T2

A disposição do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo foi uma das principais mudanças detectadas durante a visita do Portal PANROTAS à cidade de Guarulhos. 

A disposição do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo foi uma das principais mudanças detectadas durante a visita do Portal PANROTAS ao equipamento de Guarulhos. A reformulação do terminal de cor laranja está além de unificações, alas de desembarque, acesso automático à área de embarque e controle eletrônico de passaporte brasileiro divulgadas ontem (3). Por isso, detalhamos abaixo as novidades do espaço que reúne operações domésticas e internacionais.

EMBARQUE CENTRALIZADO
Emerson Souza
Sem confusões: embarques doméstico e internacional estão no mesmo lugar

O embarque internacional agora funciona no mesmo local onde hoje é realizado o embarque doméstico. O embarque doméstico é feito em uma área central do T2 desde novembro do ano passado e, com a transferência do embarque internacional, a orientação dos passageiros deve melhorar ainda mais.

Outra reforma que irá agilizar o tráfego de viajantes no GRU Airport é o novo portão de acesso ao terminal. Ele será erguido em frente ao embarque centralizado do T2.

PROCESSO DE CONEXÃO
Emerson Souza
Esteiras que conectam o viajante que sai do Terminal 2 ao Terminal 3

A partir de agora, o usuário que fizer check-in em algum aeroporto brasileiro para uma viagem internacional, com programação de parada em Guarulhos, não precisará mais sair da área restrita de embarque, restituir as bagagens e ir novamente ao balcão da companhia aérea para realizar o “recheck-in”. Isso significa que quem fizer conexão entre um voo doméstico e internacional, ou vice-versa, só andará pela área interna do terminal, sem necessidade de desembarque e com mais conforto.

Nós testamos o novo processo de conexão, que já era oferecido aos passageiros que saiam de um voo internacional para embarcar em outro semelhante. Aperte o play e confira o trajeto:


Como citado no vídeo, a circulação entre o T2 e o T3 e entre o T3 e o T2 é feita por meio de esteiras rolantes e leva cerca de dez a 15 minutos. Confira no infográfico abaixo outros descolamentos possíveis e qual o tempo estimado:


O ônibus circular do GRU Airport (shuttle) está situado na área de desembarque de cada terminal. O tempo de espera do transporte em cada ponto é de, no máximo, 15 minutos. No período da 0h às 5h, o tempo de espera do traslado aumenta pode chegar a 30 minutos.

Emerson Souza
Ponto do traslado no Terminal 2

ÁREA COMERCIAL DO T2
Emerson Souza
Adesivos à direita da foto mostram que restaurantes serão lançados em breve

No mês passado, foi entregue uma nova área comercial no embarque doméstico. A GRU Avenue, situada logo após a inspeção de raio-x, está em fase de negociação com os estabelecimentos. Ao todo, são cerca de três mil metros quadrados e um espaço para cerca de 20 lojas, todas com vista para o pátio de aeronaves.

A GRU Avenue do T2 é uma espécie de réplica do que já é realidade no T3. A diferença está no conceito, isto é, as lojas do T2 serão mais populares. No corredor de acesso aos píeres de embarque, o passageiro encontrará lojas de alimentação, souvenires, presentes, vestuário e acessórios. Vale lembrar que, recentemente, o terminal ganhou uma praça de alimentação com 11 restaurantes fixos e um quiosque.

PRAZOS
Emerson Souza
Saguão do Terminal 2

Pelo contrato de concessão, o redimensionamento das áreas operacionais deve ser concluído até maio deste ano. Ao todo, serão acrescidos 23 mil metros quadrados de área para a operação e atividade comercial no Terminal 2. Para 2017, estão previstas apenas obras de caráter estético.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias