Henrique Santiago   |   18/05/2016 15:53

Maior avião do mundo leva multidões por onde passa

O maior avião do mundo tem causado furor por onde passa. Depois de fazer paradas na Turquia, Malásia e Austrália, onde levou mais de 15 mil pessoas para acompanhar sua chegada, o Antonov An-225 Mryia pousou na manhã de hoje no aeroporto internacional Al Maktoum, nos Emirados Árabes. Exibido como um


Divulgação/DWC

O maior avião do mundo tem causado furor por onde passa. Depois de fazer paradas na Turquia, Malásia e Austrália, onde levou mais de 15 mil pessoas para acompanhar sua chegada, o Antonov An-225, batizado Mryia (sonho em ucraniano) pousou na manhã de hoje no aeroporto internacional Al Maktoum, nos Emirados Árabes.

Exibido como um tesouro da aviação, o jato ucraniano mede 84 metros de comprimento por 88 metros de largura e pesa “apenas” 175 toneladas sem combustível ou carga. Para se ter uma ideia, o Airbus 380, maior comercial do mundo, tem 79 metros de envergadura e 72 metros de extensão e pode transportar até 544 passageiros.

Após passar por Dubai, a aeronave seguirá sua turnê para a Itália, no aeroporto Fiumicino, em Roma.


HISTÓRIA
Construído em 1988, o Antonov nasceu para transportar o ônibus espacial soviético Buran, portanto, sem fins comerciais. Seu compartimento de carga mede 43 metros por mais de seis metros de largura e quatro de altura. A aeronave foi aposentada em 1994 após o fim da União Soviética. De lá para cá tem feito aparições ao redor do mundo.

Em 2010, o aeroporto de Guarulhos recebeu sua visita pela primeira e até então última vez. O avião ucraniano trouxe componentes para uma refinaria da Petrobrás em Paulínia, no interior de São Paulo. O Antonov 225 partiu de Houston e fez escala no Suriname antes de chegar no Brasil. Existe apenas um exemplar do jato no mundo.



Tópicos relacionados